'Regra da obrigatoriedade do voto não foi alterada', diz Conselheiro da Ajuspi


O advogado Edson Araújo esteve na Rádio Pioneira de Teresina tratando sobre a obrigatoriedade do voto em tempos de pandemia. Sua entrevista foi no programa A Cidade em Movimento, dentro do quadro "Conhecendo Seus Direitos", comandado pela apresentadora Luísa Gonçalves.

Segundo Edson Araújo, que também é Juiz Substituto do TRE - PI e Conselheiro da Ajuspi, dentre os assuntos abordados na entrevista, foi explicado que a regra eleitoral da obrigatoriedade do voto não foi alterada e que cada situação do eleitor pode ser informada à Justiça Eleitoral.

"Se você tem um bom motivo para não ir votar, você faz a sua justificativa. A Justiça Eleitoral apenas implementou regras para adaptar as necessidades de combate à pandemia", destacou Edson Araújo.

O debate sobre a possibilidade de não participação do eleitor nas urnas no dia da votação surgiu em razão da grave crise pandêmica do novo coronavírus que ainda afeta todo o país.

Para justificar o voto, é preciso preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. Ele pode ser encontrado nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, portais do TSE e Tribunais Regionais Eleitorais. E caso o ache melhor, o reitor pode fazer pela internet no site do TSE (http://tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral), ou pelo aplicativo E-titulo, o qual pode ser baixado em seu celular, destaca Edson Araújo.

Este ano as eleições acontecerão dia 15 de novembro, no primeiro turno e, dia 29 de novembro, em um eventual segundo turno na capital Teresina.


Comente aqui