Coluna Justiça Dinâmica Política Dinâmica
Maioria dos brasileiros vê que fake news contra STF ameaçam democracia

ESSE É O RESULTADO DE UMA PESQUISA FEITA PELO DATAFOLHA E DIVULGADA PELA FOLHA DE S.PAULO NESTA SEGUNDA-FEIRA

29/06/2020 11:51 - Atualizado em 29/06/2020 12:07


Para 81% dos brasileiros, as notícias fraudulentas difamando o Supremo Tribunal Federal e o Congresso ameaçam a democracia no país. Esse foi o resultado de uma pesquisa de opinião feita pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (29/6).

A pesquisa também apontou que, para 68% dos entrevistados, as manifestações de rua contra o Judiciário e o Legislativo também são vistas como um risco à estabilidade democrática.

Quando os pedidos de intervenção fechamento do STF e Congresso são feitos pelas redes sociais, 66% dos entrevistados afirmaram que eles constituem um risco, enquanto 31% disseram que não vêem problema (outros 3% não souberam responder).

A pesquisa foi feita por telefone, entre 23 e 24 de junho, e ouviu 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na linha de frente da defesa democrática está o ministro Alexandre de Moraes, relator de dois inquéritos no STF, um apurando a propagação de notícias fraudulentas difamatórias, e outro investigando a promoção de atos antidemocráticos.


FONTE: Com informações do Conjur


ANTERIOR

Pretensos candidatos agora têm até 14 de agosto para desincompatibilização

PRÓXIMA

Advogada orienta consumidores em casos de lesões em compras pela internet