Problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência será tema de debate na OAB-PI

Com o intuito de orientar e informar a sociedade sobre os direitos e garantias das pessoas com deficiência será realizado, no dia 07 de agosto, a palestra “Impactos da Covid-19 nos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento acontecerá às 14h, e será transmito pela plataforma online ZOOM.

A palestra é uma realização da OAB Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) e da ESA Piauí. O Presidente da CDDPD, Joaquim Santana, ressalta que “as pessoas com deficiências são o grupo social que enfrentam muitas dificuldades em razão da falta de acessibilidade. Por isso, disseminar informações acerca das garantias, cuidados e respeito no âmbito civil, social e político é de suma importância para comunidade”.

Ele destaca, também, os principais problemas que hoje são enfrentados pelas pessoas com deficiência, muitos deles, ampliados agora, com a pandemia do novocoronavírus.

"Este evento irá destacar que o contexto atual de pandemia, causada pela disseminação desenfreada da Covid-19, doença causada pelo novo Corona vírus (Sars-Cov-2), agrava a situação de desfavorecimento às pessoas com deficiência. Medidas de contenção, como distanciamento social e isolamento pessoal, podem ser de extrema dificuldades para quem precisa de apoio em atividades básicas de rotina. É fato que esse grupo social, em nosso país, enfrenta maior dificuldade de ter acesso à saúde em razão da falta de acessibilidade dos transportes públicos, de informação, dentre outras barreiras atitudinais e físicas, mesmo em circunstâncias normais", pontua Joaquim Santana.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir as explanações da Advogada e Presidente da Comissão da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Deborah Prates; do Advogado e Ex-Ministro Substituto do TSE, Joelson Dias, e da Subprocuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site institucional www.oabpi.org.br/esapi/cursoseeventos. O link e senha de acesso serão enviados no dia do curso para o e-mail cadastrado no ato de inscrição.

FONTE: Com informações da OAB-PI

Comente aqui