Advogados fazem live e debatem sobre teoria e prática do direito dos amantes

Os advogados Lucas Ribeiro e Bruna Gomes realizaram Live no aplicativo Instagram para debater sobre a “Os Direitos dos Amantes”. Os advogados realizaram debate sobre a construção histórica e jurídica dos amantes dentro do ordenamento jurídico, trazendo uma análise da doutrina e de decisões dos tribunais.

Os dois pontuaram a necessidade de se discutir o tema, pois a sociedade está em constante evolução e as demandas tem chegado ao judiciário, fazendo com que o tema mereça ter voz, para que de fato se construa um posicionamento mais sólido sobre esses direitos.

Foi destacado o tema de repercussão geral do STF, que é o rateio de pensão por morte entre a esposa e amante, pois, existia um desequilíbrio no entendimento dos tribunais sobre a questão, ora concedendo e ora negando. 

A advogada Bruna Gomes informa que “o julgamento encontra-se suspenso desde setembro de 2019, tendo o presidente Dias Toffoli, pedido vistas do processo, mas ressalta que é uma matéria que brevemente será pacificada”.

Já o advogado Lucas Ribeiro ressaltou que trata-se de tema relevante para o mundo jurídico e para a sociedade. O advogado afirma que os entendimentos jurisprudenciais ainda são conservadores, porém, percebeu que há uma evolução histórica nas decisões, no sentido de reconhecer os direitos dos amantes.

Explicaram, ainda, que o termo “amante” utilizado no título da live faz referência a um relacionamento afetivo paralelo, semelhante a uma união estável, ou seja, não se trata de uma simples traição.

Por fim, a advogada Bruna Gomes ressaltou a importância de se procurar um advogado especialista para analisar o caso concreto, pois os direitos dos amantes já é uma realidade no nosso ordenamento jurídico.

O debate permeado por provocações jurídicas foi enriquecedor e contou com a presença de mais de mil pessoas.

Comente aqui