Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ELEIÇÕES 2018
VOTOS DE DOM INOCÊNCIO SERÃO APURADOS COM MAIS RAPIDEZ

MUNICÍPIO DO SEMIÁRIDO, NA REGIÃO DE SÃO RAIMUNDO NONATO, ERA SEMPRE O ÚLTIMO DO ESTADO A TER APURAÇÃO DOS VOTOS FINALIZADA NAS ELEIÇÕES

19/09/2018 14:30 - Atualizado em 19/09/2018 15:12

A cidade de Dom Inocêncio, no Piauí (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O município de Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, no semiárido piauiense, tem sido sempre o último do Piauí a ter 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Com uma das maiores extensões territoriais do estado e seções eleitorais distantes até 82 km da zona urbana, com trajeto por estradas de chão, a totalidade de votos do município só termina de ser contabilizada oficialmente após as 23h.

A demora ocorre porque as urnas com os resultados das localidades mais distantes só chegam na zona urbana do município horas depois do encerramento da votação e a partir daí é que se inicia o processo de transmissão dos dados para o TRE-PI. Quando ocorre falhas, o processo precisa ser feito em São Raimundo Nonato, distante outros 104 km de Dom Inocêncio. Na eleição de 2016, por exemplo, o último prefeito a ser declarado eleito oficialmente pela Justiça Eleitoral no Piauí foi o de Dom Inocêncio.

No próprio município, a população conhece os vencedores dentro de poucas horas, já que as coligações somam os resultados de cada seção e informam via contato por telefone. No entanto, enquanto os vencedores comemoram, a contabilização oficial no sistema do TRE-PI segue em ritmo atrasado, já que os dados das seções mais distantes só são transmitidos via internet quando as urnas do interior chegam na zona urbana.

Transmissão será reforçada pelo TRE-PI (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

TRANSMISSÃO VIA SATÉLITE
Nas eleições de 2018, o TRE-PI adotou uma medida para acelerar a apuração no município de Dom Inocêncio. Um ponto de transmissão via satélite será instalado na localidade Ponta da Serra, distante 82 km da zona urbana. Essa é a seção eleitoral mais distante. De lá, também serão transmitidos os resultados da seção da comunidade Ladeira, que fica na mesma região.

Outro ponto de transmissão será na seção da localidade Chapada do Oséas, a cerca de 55 km da zona urbana. Do local, também vão ser transmitidos os resultados das urnas da seção eleitoral da comunidade Lagoa dos Currais. A informação foi confirmada ao Política Dinâmica pela chefe do cartório da 13ª Zona Eleitoral, Lidiane Lopes Lima. O município de Dom Inocêncio está vinculado à 13ª Zona, cuja sede fica em São Raimundo Nonato.

O objetivo da Justiça Eleitoral é diminuir a demora na apuração dos votos em Dom Inocêncio e fazer com que no máximo até as 21h todas as urnas do Piauí estejam 100% apuradas.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
VOTAÇÃO
FARTO NA FARTURA
FARTO NA FARTURA
PARLAMENTO
EM 196 ANOS, 15 MULHERES FORAM ELEITAS PARA ALEPI
EM 196 ANOS, 15 MULHERES FORAM ELEITAS PARA ALEPI
PIAUIENSE
SITE COLOCA CIRO COMO PROVÁVEL CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SENADO
SITE COLOCA CIRO COMO PROVÁVEL CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO SENADO
APOIO
ELMANO JUNTO COM BOLSONARO
ELMANO JUNTO COM BOLSONARO