VOCAÇÃO PARA O ATRASO; LEIA NOTAS

Senador defende ações estruturantes e cita estudo (Foto: Jailson Soares/PoliticaDincamica)

O Piauí ainda é um Estado atrasado em muitos aspectos. É duro ser piauiense e ter que dizer isso, mas é a verdade. Todos nós, ou pelo menos a maioria de nós piauienses, temos um sentimento de pertencimento pelo Piauí, mas tê-lo, no entanto, não significa fechar os olhos para o atraso que enfrentamos em tantas coisas. Uma delas é o abastecimento no semiárido.

Ontem (12), o senador Elmano Férrer, que foi técnico da Sudene, revelou um dos aspectos que demonstram bem o porque de sermos atrasados. Ao falar dos problemas hídricos no semiárido piauiense, disse que um estudo feito no governo Freitas Neto, no início da década de 1990, quando ele era secretário de Planejamento, apontou que aquela região tinha reserva de água subterrânea para abastecer o semiárido por pelo menos 300 anos.

O estudo foi feito através de um acordo de cooperação internacional com a empresa italiana Aquater. Foi um dos mais completos levantamentos hídricos subterrâneos do país. Com os resultados do estudo, bastava vontade política e compromisso para usar aquela abundante reserva. No entanto, passados quase 30 anos, nada foi feito. Temos potencial, mas não temos capacidade de utilizá-lo. Assim, temos também, até hoje, o atraso.

FALANDO NISSO...
A cidade de São Raimundo Nonato, no semiárido piauiense, está há quase 15 dias sem água. Por lá, o abastecimento historicamente foi vergonhoso. Dessa vez, um grande vazamento na combalida adutora do Garrincho deixou a cidade sem água. A situação em São Raimundo é caótica por conta do problema. Técnicos da Agespisa trabalham para resolver.

Em 2018, adutora foi inaugurada, mas nunca funcionou (Foto: Assessoria/Ciro Nogueira)

ENGANO RÁPIDO
São Raimundo Nonato tem outra adutora, a de engate rápido. Inaugurada em julho de 2018 pelo governador Wellington Dias (PT), pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas) e uma penca de políticos governistas, a adutora tem sido chamada de outro nome: adutora do engano rápido. É que após um ano, a obra que custou R$ 15 milhões nunca funcionou.

ADVERSÁRIO QUE DÁ SORTE
O MDB vai filiar Humberto Mariano, irmão do vereador Luiz Lobão, que também é do MDB. Humberto será candidato a vereador e vai concorrer com o próprio irmão. No entanto, a entrada dele não deve tirar o sono de Lobão. Todas as vezes que Humberto concorreu, Lobão ganhou e ele perdeu. Mas, justamente quando Humberto não disputou, Lobão perdeu.

Lobão terá novamente irmão como concorrente (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

EXPLICANDO
Em 2004, Humberto Mariano não foi candidato e apenas Luiz Lobão concorreu a uma vaga na Câmara de Teresina, mas acabou derrotado na disputa. Já nos pleitos de 2008, 2012 e 2016, ambos foram para o embate eleitoral. Nas três ocasiões, Lobão venceu e Humberto Mariano acabou derrotado. Então, nesse caso, a entrada do irmão na disputa dá é sorte a Lobão.

EM QUAL PALANQUE?
Humberto Mariano disse que foi convidado por Dr. Pessoa e Themístocles Filho para ingressar no MDB e ser candidato. Ele estará no palanque de Pessoa para prefeito, caso essa candidatura vire realidade. Já o irmão, Luiz Lobão, ainda mantém a pré-candidatura a prefeito pelo mesmo MDB, mas sabe que é quase nula a chance dela vingar. Assim sendo, ele será candidato a vereador. Com um detalhe: no palanque do prefeito Firmino Filho (PSDB).

INDÚSTRIA DA LIDERANÇA
Em Teresina está existindo a indústria das lideranças comunitárias. Quando se aproxima o ano da eleição, ela fica ainda mais forte e a cotação no mercado aumenta. Em toda esquina, surge alguém se autoproclamando liderança comunitária. Sabendo que os políticos com pretensões na disputa municipal estão doidos por votos, muita gente vira liderança de bairro para se apresentar a esse concorrido mercado. É o que mais tem!

Átila apresentou defesa em processo no PSB (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

CONFIANTE
O deputado federal Átila Lira (PSB) já apresentou a defesa dele no processo disciplinar aberto pelo partido após ter votado a favor da reforma da Previdência, contrariando a orientação da sigla. Ontem (12), o parlamentar disse que está confiante. Ele não se arrepende de ter votado e assegura que a reforma foi boa para professores, trabalhadores rurais e pessoas carentes.

DÚVIDA
Na cidade de Valença, ainda não se sabe se a prefeita Ceiça Dias (Solidariedade) vai para a reeleição. Nem mesmo os dirigentes estaduais do partido dão essa garantia. Nos bastidores da política valenciana, corre a informação de que Ceiça vai abrir mão da reeleição. No entanto, seu grupo político não abre mão de ter candidato. Quem coordena a sucessão de Ceiça é o filho dela, o médico Marcos Vinícius. Um estrategista dos bons ele tem se revelado.

Comente aqui