VEREADOR QUER ACABAR COM “PAPO DE BOTEQUIM”

Tucano alfineta "discussões sem rumo" na Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O vereador Edson Melo (PSDB) anda incomodado com sessões que extrapolam o horário com discussões nem sempre produtivas. Ele considera desnecessário, por exemplo, a Câmara ficar 50 minutos discutindo um simples requerimento. Por isso, a intenção é disciplinar as sessões e pôr fim ao que ele chama de “papo de botequim” dos vereadores.

Edson diz que vai analisar o Regimento Interno da Casa e, se for preciso, propor mudanças para disciplinar as reuniões. Ele sustenta ainda que o pedido de fala de um vereador por ter sido citado só deve ocorrer quando tiver havido ofensa e não apenas porque o nome foi pronunciado no discurso de outro parlamentar, como tem sido comum.

Além disso, também condena a maioria das “questões de ordem” alegadas pelos vereadores para terem o direito de fala. Edson diz que vai propor que cada requerimento só possa ter a manifestação de dois vereadores contrários e dois favoráveis. Assim, ele quer otimizar o tempo e evitar que parlamentares tagarelas prolonguem as sessões.

Comente aqui