VEREADOR ELEITO PROMETE LUTAR PELO PASSE LIVRE ESTUDANTIL EM TERESINA

Enzo é oriundo dos movimentos sociais (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) voltará a ter um vereador na Câmara de Teresina a partir de janeiro de 2017. Aos 31 anos, o advogado Enzo Samuel será o representante do partido no parlamento. Com forte atuação nos movimentos estudantil e social, Enzo chega à Câmara prometendo um mandato participativo, com novas práticas políticas e “poder de pressão”. Ele diz que lutará pelo passe livre para estudantes no transporte público.

Filiado a um partido de esquerda, o vereador foi eleito no mesmo palanque do prefeito Firmino Filho (PSDB) e diz não haver problema com relação a isso. Para Enzo, o tucano é um bom gestor, contribuiu para grandes avanços em muitas causas que seu partido também defende e vem mostrando compromisso com Teresina.

“Eu acredito que nosso prefeito é um bom gestor e inclusive nas nossas bandeiras de luta, como no sistema de transporte, tivemos um grande avanço nos últimos, ou seja, o prefeito vem mostrado compromisso com Teresina. Em duas ocupações que eu ajudo, o residencial Dilma Rousseff e a Vila das Torres, só foi preciso lograr êxito graças à intervenção direta do nosso prefeito Firmino”, disse.

Em 2012, Enzo chegou a ser colocado em viatura ao apoiar protestos (Foto: Thiago Amaral)

Enzo, que chegou a ser detido pela polícia e colocado a força em uma viatura nos protestos do “contra o aumento" em 2012, promete ser um vereador com sangue novo, diz acreditar na política como um meio de transformação social e avalia que a bagagem conquistada nos movimentos sociais o fará diferente dos políticos tradicionais. Para ele, a abertura à participação popular e a transparência serão os pilares do mandato.

“Acima de tudo transparência. Segundo precisamos construir um mandato em cima de uma unidade popular. Eu não acredito que um vereador tenha como fazer um bom mandato se ele não consulta suas bases e não faz um mandato aberto a população. O papel da população não é só votar no dia da eleição. Eu sei que poderei ter dificuldades em certos momentos, mas vamos mobilizar a comunidade para acompanhar o mandato, para pressionar em um projeto. Então acho que esse será o nosso diferencial”, afirmou.

PASSE LIVRE ESTUDANTIL
Uma das bandeiras de luta do vereador eleito é o passe livre para estudantes no sistema de transporte público, medida defendida por entidades estudantis das quais Enzo militou durante muito tempo. Questionado sobre como vai lutar para viabilizar essa proposta na cidade de Teresina, Enzo falou em um “estudo amplo” sobre o assunto.

Enzo retoma espaço do PCdoB na Câmara (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

“Para discutir o passe livre precisamos fazer um estudo amplo de Teresina, ter todo um projeto, procurar conhecer o sistema de transporte e procurar implantar essa bandeira. Nós entendemos que o passe livre estudantil não se trata apenas de uma condução no transporte público, mas também do direito e ir e vir, do acesso ao lazer, a cultura e a educação e precisamos aprofundar esse debate. Acredito na viabilidade disso. Eu vim dos movimentos estudantis e uma das nossas principais bandeiras é o passe livre”, falou.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Perguntado se já foi chamado pelo prefeito Firmino para discutir a eleição para a presidência da Casa, Enzo preferiu dizer que o parlamento municipal tem sua autonomia e acredita que o prefeito vai reconhecer essa condição, sem interferir no processo. “Estou chegando aqui na Casa agora. Não houve nenhuma discussão e não fui procurado ainda por nenhum candidato. Acredito, sinceramente, que isso será discutido no momento oportuno e que o prefeito deixará os vereadores votarem de forma livre”.

APOIO DA MILITÂNCIA
Enzo destacou que sua vitória foi bastante significativa dentro do PC do B e creditou o êxito também ao engajamento da militância do partido. “O PC do B, independentemente de ter um parlamentar, nunca deixou de fazer política porque é um partido que tem vida orgânica. Todavia, recuperar uma vaga na Câmara de Vereadores foi de suma importância”, afirmou.

Enzo promete mandato participativo na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)

O vereador eleito com 2.594 votos destacou que o atual sistema político ainda favorece aqueles que possuem maior poder aquisitivo, mas disse que essa tradição pode ser quebrada através das lutas diárias. Ele citou o bairro Água Mineral onde mora, enfatizando que foi o candidato mais votado nas eleições.

“Existe um sistema que não é fácil vencer, que favorece a eleição daqueles que têm mais poder aquisitivo e investem mais na eleição. No meu bairro, eu não tinha grande estrutura de campanha, mas fui o mais votado porque o povo reconheceu que o Enzo Samuel era o vereador daquele bairro, reconheceu suas lutas e sua trajetória ali dentro”, concluiu.

Comente aqui