UMA PESSOA COBIÇADA

O médico Dr. Pessoa após visita à Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Poucos políticos têm sido tão cobiçados em Teresina quanto o ex-deputado estadual Dr. Pessoa. Todos querem tê-lo como aliado, visto que seu capital eleitoral é grande na capital. Na eleição de 2016, quando disputou com o atual prefeito Firmino Filho (PSDB), obteve praticamente 40% dos votos numa coligação com apenas três partidos, dois deles pequenos. O prefeito, que tinha a Prefeitura e uma coligação com 21 partidos, se reelegeu com 51,14%.

Incontestavelmente, o doutor tem potencial eleitoral em Teresina. Justamente por isso, tem muita gente atrás dele. A verdade é que a maioria dos caciques que o cortejam não quer, necessariamente, ele como candidato a prefeito, mas apenas como um extraordinário aliado. Turrão do jeito que é, difícil é Dr. Pessoa aceitar isso! Ter o médico como aliado, além de atrair muitos votos, ainda evita um adversário ranhento na disputa pelo Palácio da Cidade.

Nos últimos dias, a cobiça pelo ex-deputado aumentou. Ele, que já vinha sendo cortejado por lideranças do MDB e do PTB, agora entrou nos radares do próprio Palácio da Cidade. Tucanos ligados ao prefeito Firmino Filho se reuniram com ele esta semana. O próprio prefeito confirmou que também deverá se encontrar com Dr. Pessoa nesses próximos dias.   

MDB e PSDB sabem que Dr. Pessoa numa disputa majoritária na capital, mesmo com seu jeito destrambelhado de fazer campanha, causa muitos estragos. Só por esse fato ele já bota medo. No entanto, o medo ainda maior é ver um adversário tendo Pessoa como aliado na corrida pela Prefeitura. Esse é o principal ponto a ser evitado por muitos dos caciques que cortejam o médico: não deixar que o doutor leve sua popularidade para o palanque oposto.

Dr. Pessoa tem perfil extremamente popular (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Atrair Dr. Pessoa e lançá-lo como candidato a prefeito até pode acontecer, mas os caciques, no fundo, não querem esse desfecho. O médico já disputou duas eleições majoritárias, em 2016 para prefeito e em 2018 para governador. Nas duas, poderia ter forçado um 2º turno, mas faltou exército e, principalmente, traquejo político da parte dele. Fica claro que Pessoa é um ótimo nome em termos de popularidade, mas seu estilo no trato político é "penoso".

O fato é que ninguém quer deixá-lo solto para o adversário chegar e atrair. Por isso, vemos esse aumento nas tentativas de conquistar o doutor. Na segunda-feira (15), ele esteve, numa mesma manhã, reunido com dois grupos opostos. Tomou café com o ex-prefeito Silvio Mendes, nome ligado ao prefeito Firmino Filho, e em seguida foi até a Câmara Municipal conversar com Jeová Alencar, braço direito do deputado estadual Themístocles Filho (MDB).

Na campanha de 2018, quando ficou em segundo lugar na disputa pelo Governo do Piauí, Pessoa tinha uma música animada que dizia "chama o doutor!". Parece que alguns caciques da política mafrense só vieram ouvir aquela música agora. Estão todos chamando o doutor.

Comente aqui