UM NOME FORA DA CURVA

O tenente-coronel Nixon Frota, do Exército (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Desde que se passaram as eleições de 2018, as discussões em torno das disputas municipais começaram a ganhar espaço. Em Teresina, por se tratar da capital do Estado, onde se reúnem as lideranças políticas de maior expressão, o assunto é bem mais explorado, muitas vezes até de modo exagerado. O fato é que partidos começam a se mobilizar, líderes começam a se apresentar e nomes despontam como prováveis candidatos ao posto de prefeito da capital.

Em Teresina é possível lembrar facilmente de pelo menos 15 nomes que estão colocados no cenário, sem incluir algumas figuras triviais que a cada eleição se lançam na disputa sem nenhuma competitividade. Há algumas semanas, um dos nomes que passou a ser cogitado foi o do tenente coronel do Exército, Nixon Frota. O militar, que atualmente trabalha como assessor no Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebeu convites de vários partidos.

De todos os nomes até então cotados para pleitear o Palácio da Cidade, Nixon é um daqueles [ou talvez o único] que se pode considerar como um candidato "fora da curva". Ex-comandante do 25º Batalhão de Caçadores, no Piauí, Nixon ganhou o reconhecimento de autoridades e passou a ser bem quisto em diversos segmentos. Sua passagem pelo 25 BC foi marcada pela aproximação do Exército com a sociedade, com a imprensa e com entidades.

O conceito de uma instituição fechada, sisuda e de certo modo distante da sociedade foi quebrado, ou pelo menos amenizado bastante, durante a passagem de Nixon pelo 25 BC. Natural do Ceará, o tenente coronel se tornou cidadão piauiense em outubro de 2017 após a Assembleia Legislativa do Piauí reconhecer sua atuação no Estado. A proposição foi do deputado estadual Themístocles Filho (MDB), um dos que tentam atrair Nixon para a política.

O coronel, esclareça-se, ainda não se manifestou concretamente sobre os convites que tem recebido, no entanto, também não fechou a porta para essa possibilidade. Em entrevista recente à uma emissora de televisão, disse apenas que segue dedicado ao seu trabalho em Brasília, mas não descartou a chance de ingressar na vida pública. Embora esteja atuando desde o começo do ano na capital federal, o militar mantém residência em Teresina.

Nixon ainda não é uma figura conhecida da grande população, mas reúne condições para ser. Além disso, algumas características podem dar potencial para uma candidatura. É fato notório que os militares estão alta e, ainda que haja algum desgaste por conta de algumas presepadas do governo Bolsonaro, eles são parcela respeitada e acreditada pela população. Ademais, Nixon é um nome de fora da política, bem relacionado com a imprensa e de diálogo.

Ainda que praticamente não tenha dado declarações, discrição que o posto atual lhe exige, a informação dos convites a Nixon ganhou destaque em todos os veículos de imprensa da capital, prova de que seu nome é visto com algum potencial, ainda que seja razoavelmente cedo para projetar o nível de competitividade. Nesse cenário, não se pode desconsiderar o anseio da população por novidades na política. Por isso, o nome de Nixon, regado à sua boa rede de relacionamentos, deve ser considerado. Isso tudo, óbvio, se ele aceitar o desafio.

Comente aqui