SETE CANDIDATOS SE DECLARAM INDÍGENAS NO PIAUÍ

Dos mais de 10 mil políticos que pediram registro de candidatura no Piauí para as eleições de 2020, sete se declararam indígenas. São seis candidatos a vereador e um a prefeito. O número corresponde a 0,07% do total de pedidos de registro feitos à Justiça Eleitoral.

No município de Currais, os candidatos que se declaram indígenas são Eudinete Ribeiro (PC do B) e Luis Carlos Ferreira (PL). Ela é candidata a vereadora e ele é candidato a prefeito.

Em Parnaíba os candidatos a vereador Gerarda Araújo Brasilino e Pastor Mauro Silva, ambos filiados ao PSL, também se declaram indígenas.

Em Lagoa de São Francisco o indígena é Henrique Manoel (Progressistas), que concorre a uma vaga de vereador. Próximo a Teresina, a candidata Maria de Jesus Celestino (PC do B) tenta uma vaga na Câmara Municipal de Monsenhor Gil.

Para fechar a lista, Manoel Pereira Borges, o Nésio (Progressistas), disputa um mandato de vereador no município de Uruçuí, na região Sul do Estado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 63,18% dos candidatos no Piauí se declaram pardos, 23,75% se afirmam brancos, 10,37% se consideram pretos, 0,56% se acham amarelos, 0,07% se declaram indígenas e 2,07% não informaram.

Comente aqui