RECEBE A MULHER, GOVERNADOR!

Graça Amorim quer conversar com W.Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora de Teresina Graça Amorim (PMB) tenta há pelo menos 15 dias ser recebida pelo governador Wellington Dias (PT) no Palácio de Karnak. Ela quer conversar com o petista sobre a situação dos trabalhadores da chamada "Rodoviária dos Pobres", na Zona Sul de Teresina.

A reacomodação dos trabalhadores do local ainda é motivo de impasse e Graça Amorim tem se engajado em torno do assunto. Ela afirma que já mandou e-mails e tentou de outras formas uma audiência com o governador, mas o Palácio de Karnak não viabiliza a audiência.

Graça se mostra até mesmo surpresa com a dificuldade, pois avalia que essa não é uma postura comum em se tratando do governador Wellington Dias. Se para Graça Amorim, vereadora da capital, irmã de deputado estadual da base do Governo está assim, imagine para uma liderança de uma pequena cidade do Piauí. Recebe a mulher, governador!

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O MENOR CUSTO DO PAÍS

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, disse ontem, quinta-feira (29), que o TJ do Piauí é o que possui o menor custo por habitante do Brasil. Segundo ele, os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esta semana. Sebastião defende a necessidade de aumentar o orçamento da instituição.

AUMENTO DIFERENCIADO

O desembargador afirmou que a equipe econômica do Governo do Estado sinaliza para um aumento em torno de 4% no orçamento para o próximo ano, levando em conta a inflação. Apesar disso, ele defende que o Tribunal de Justiça tenha um aumento diferenciado de outros poderes. Sebastião Martins quer que o aumento seja de pelo menos 6%.

Firmino Filho falou sobre PPP dos terminais (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

É PRECISO SABER O QUE FALA

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) falou sobre as críticas em torno da proposta de Parceria Público-Privada (PPP) dos terminais de integração. Para ele, é preciso primeiro saber o que se está propondo antes de criticar. Firmino esclareceu que a PPP não é do sistema de integração, mas da operação dos prédios dos terminais, como limpeza, organização, etc.

SEM MUITA PRESSA

Questionado se espera que a Câmara aprove logo o projeto de concessão da operação dos terminais, Firmino disse que isso depende dos vereadores e que a Prefeitura não tem urgência na matéria. "Isso depende da Câmara. Essa PPP é interessante para que a gente tenha uma melhor gestão dos terminais. Só isso. Não temos nenhum tipo de urgência não".

Deputada defende atitude de Teresa Britto (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

LUCY NÃO SABIA

A deputada estadual Lucy Soares, integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, disse que não foi avisada pela deputada Teresa Britto (PV) da visita surpresa que a parlamentar fez ao hospital regional de São Raimundo Nonato na terça-feira (27). "Não, não. Naquele momento eu não sabia que ela tinha ido para São Raimundo Nonato".

FOI VÁLIDO, SIM!

A atitude de Teresa Britto foi criticada por governistas, que alegam que os demais membros da comissão deviam saber das atividades. Apesar de não ter sido avisada, Lucy afirma que foi válida a iniciativa da colega de fazer a surpresa. "Toda visita é válida, independente se a gente vai ou não com a comissão. Eu mesmo estou visitando escolas estaduais sem a presença da comissão. Então acho válida essa fiscalização por parte da deputada Teresa".

PARA DESMASCARAR

Lucy ainda argumentou que atitudes como a de Teresa Britto são importantes para desmascarar a realidade e evitar "maquiagens" por parte do governo. "É assim que a gente tem feito, tentando desmascarar essa realidade, essa maquiagem. Por exemplo: quando eu visitei os serviços públicos referentes à mulher, eles não tiveram a oportunidade de maquiar. Lá eu vi a dura realidade que as nossas mulheres enfrentam", falou.

Secretário de Fazenda do Piauí no Senado (Foto: Divulgação/Assessoria)

RAFAEL NO SENADO

O secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, participou ontem, quinta-feira (29), de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Na reunião, o piauiense afirmou que a Reforma Tributária vai simplificar o sistema tributário e dar mais eficiência ao processo de fiscalização e recolhimento de tributos.

RAFAEL NO SENADO 2

A audiência foi convocada pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Rafael Fonteles, que também é presidente do Comitê de Secretários de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), apresentou na reunião uma proposta elaborada pelos secretários de Fazenda. A proposta preserva o formato do texto principal da reforma, mas apresenta diferenças importantes que beneficiam estados e municípios.

Vereador Joaquim do Arroz se incomodou (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

INDIGNAÇÃO

O vereador Joaquim do Arroz ficou indignado esta semana após a Prefeitura de Teresina não colocar o nome de uma rua, cujo homenageado foi indicado por ele. O parlamentar indicou o nome de José Ribeiro da Costa, conhecido como mestre Zeca, para ter seu nome numa rua na Vila Wall Ferraz. Joaquim argumenta que mestre Zeca deixou um grande legado, mas pelo fato de não ser de família tradicional não teve o nome colocado na rua.

INDIGNAÇÃO 2

Joaquim disse que não pediu para indicar o nome, mas que através da Câmara Municipal lhe foi dado o direito. Ele afirmou que, então, foi até a família de mestre Zeca para comunicar a homenagem. "Era um cidadão preto, pobre e morava na periferia. Eu não pedi em nenhum momento para colocar nome de rua. A Câmara foi quem me consultou. É uma falta de respeito grande com a família e comigo vereador. Se tivessem dito que era para arriscar colocar o nome ou não, eu não teria arriscado. Eu não vivo de sorteio", desabafou.

Comente aqui