PROJETO DE LEI INCLUI TIPO SANGUÍNEO NA CNH

Flávio Nogueira é o autor do projeto (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Um Projeto de Lei de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PDT/PI) prevê que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passe a indicar o tipo sanguíneo do condutor. A intenção é agilizar o atendimento médico emergencial durante os primeiros socorros em casos de acidentes. Se aprovado, o PL nº 4858/2019 altera o artigo 159 do Código de Trânsito Brasileiro.

Flávio Nogueira argumenta que a proposição demonstra preocupação com os casos de acidentes graves em que o condutor e os demais envolvidos necessitem, com urgência, de transfusão de sangue. Com a informação do tipo sanguíneo na CNH, de acordo com os sistemas ABO e fator Rh, o atendimento emergencial será facilitado e ganhará mais agilidade.

"A rápida identificação do tipo sanguíneo no documento facilita e acelera o processo de atendimento. Sem contar que tal dado faz da CNH um documento valioso com nível de segurança e confiabilidade necessários para ser documento oficial apresentado em hospital", sustenta o parlamentar piauiense, que é médico.

ESTATÍSTICAS

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada 1 hora cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Ainda conforme o CFM, mais de 1,6 milhão de pessoas ficaram feridas nos últimos 10 anos, ao custo de R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contingente, entre 2008 e 2016, o total de 368.821 pessoas morreram vítimas acidentes com transportes nas estradas e ruas do país.

Comente aqui