POLÍTICOS E PARENTES: AS NOMEAÇÕES NO PIAUÍ

Governo acomoda políticos, parentes e amigos (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Em um só dia, foram quase mil nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado. Apesar do número ser alto, ele é normal por se tratar do começo de um governo. Até aí tudo bem! O que chama atenção é a quantidade de políticos derrotados, de parentes de políticos e até de um assessor detido pela PRF com R$ 180 mil no carro durante as eleições de 2014.

É quase impossível relacionar todos os parentes de políticos, já que existem muitos pertencentes às famílias de prefeitos e ex-prefeitos de cidades do interior do Estado. São caciques políticos municipais que emplacam “os seus” em cargos no disputado governo de Wellington Dias (PT). Numa simples "passada de vista", é possível ver nomes conhecidos.

O Política Dinâmica apresenta alguns deles, destacando, mais uma vez, que uma infinidade de outros parentes de políticos do interior certamente está passando despercebida pela quase impossibilidade de levantar cada laço familiar. Dito isso, seguem alguns nomes.

JOÃO DE DEUS SOUSA – petista, ex-deputado estadual, derrotado nas eleições de 2018. Nomeado para exercer o cargo em comissão de Superintendente de Relações Sociais, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

TERTULIANO JOSÉ CAVALCANTI LUSTOSA – ex-prefeito da cidade de Corrente. Nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial do Governador, símbolo DAS-4, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

MURILO ANTÔNIO PAES LANDIM – ex-prefeito do município de São João do Piauí. Nomeado para exercer o cargo em comissão de assessor Técnico III, símbolo DAS-4, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

NAILER GONÇALVES DE CASTRO – irmã da deputada federal Margarete Coelho. É secretária de Administração na gestão da irmã Carmelita Castro, em São Raimundo Nonato. Nomeada para exercer o cargo de assessora especial do governador, símbolo DAS-4, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019. NOTA: Foi exonerada após a repercussão da nomeação ilegal, visto que é secretária municipal.

JOSÉ MARTINHO FERREIRA DE ARAÚJO – assessor preso em 2014 pela PRF com R$ 180 mil debaixo do banco do carro. À época, houve suspeita de crime eleitoral em favor do então candidato a governador Wellington Dias (PT) e o caso teve repercussão nacional. Nomeado para exercer o cargo em comissão de assistente de Serviços II, símbolo DAS-2, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

ISADORA MAGALDA MORAIS CORTEZ – sobrinha do secretário de Governo Osmar Júnior. Disputou um mandato de deputada federal em 2018 pelo PC do B e não se elegeu. Nomeada para exercer o cargo em comissão, de gerente de Apoio Institucional, símbolo DAS-3, da Secretaria de Governo, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

GLÁUCIA VALERIA SIRQUEIRA SILVA – filha do petista histórico Bernardo Sirqueira, derrotado para a Prefeitura de Morro do Chapéu do Piauí seis vezes e ligado ao deputado Francisco Limma (PT). Nomeada para exercer o cargo em comissão de coordenadora de Logística e Serviços, símbolo DAS-2, da Secretaria da Agricultura Familiar, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

ALDERICO GOMES TAVARES – marido da deputada estadual Janainna Marques (PTB) e candidato derrotado à Prefeitura de Luzilândia em 2016. Nomeado para exercer o cargo em comissão de superintendente de Organização do Sistema de Saúde, da Secretaria de Saúde, com efeitos a partir de 02 de Maio de 2019.

Tem muito mais!

Comente aqui