PIPOCA É SERVIDA COMO MERENDA ESCOLAR NO PIAUÍ

Imagem circula nas redes sociais em São Raimundo (Foto: Reprodução/Facebook)

A merenda das escolas da rede municipal de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, tem sido motivo de polêmica nos últimos dias. Nas redes sociais, moradores e alguns professores relatam que a merenda servida aos alunos é pipoca e suco de caju. Estudantes fazem fila com os pratos na mão para receberem o alimento.

“Eu passei e vi muita pipoca derramada no chão. Fui ver e percebi que alguns alunos estavam na fila pegando pipoca com o pratinho. Perguntei a merendeira na cantina e ela confirmou que era a merenda”, contou uma servidora que preferiu não ter o nome revelado.

Imagens dos alunos com os pratos cheios de pipoca circulam nas redes sociais e, segundo os internautas, foram tiradas nas escolas do município. A pipoca, no entanto, não é servida todos os dias, pois outros tipos de alimento também integram o cardápio. A prefeita de São Raimundo Nonato é Carmelita Castro (PP), irmã da vice-governadora Margarete Coelho e mulher do deputado estadual e secretário de Defesa Civil Hélio Isaías.

PREFEITURA CONFIRMA
A secretária de Educação de São Raimundo Nonato, Nailer Castro, falou ao Política Dinâmica sobre o assunto e confirmou que a pipoca faz parte da merenda escolar do município. Ela disse que não existe nenhum absurdo nisso e assegurou que o cardápio da rede municipal é elaborado por uma nutricionista e tem o aval até mesmo da Câmara de Vereadores.

“A pipoca faz parte, sim, do nosso cardápio, que é feito por uma nutricionista. Ela está na merenda escolar pelo seu valor nutricional, pois é um alimento muito rico”, disse.

Cardápio é bem variado e não possui apenas pipoca (Foto: Divulgação/Prefeitura de SRN)

Nailer fez questão de dizer que, mesmo com as dificuldades, a merenda escolar servida aos estudantes de São Raimundo Nonato é a melhor possível. O valor atualmente repassado pelo Estado para a merenda escolar é apenas R$ 0,37 por aluno, o que obriga as prefeituras a complementarem. Além disso, o cardápio possui vários outros tipos de alimento, o que oferece variedade aos estudantes em dias alternados.

“Neste município nunca houve uma alimentação escolar tão completa. Poderia ser melhor? Poderia, mas infelizmente o estado não dispõe de recursos que possam fazer uma alimentação ainda melhor”, falou a secretária que é irmã da prefeita Carmelita.

Anexo enviado pela prefeitura mostra poder nutricional da pipoca (Foto: Prefeitura SRN)

PROFISSIONAL APROVA
O Política Dinâmica ouviu uma profissional da nutrição na capital sobre o assunto. De acordo com a nutricionista Lívia Ribeiro, a pipoca realmente contém alto valor nutricional e é rica em carboidratos. Para ela, não há nenhum problema no fato do alimento ser inserido na merenda dos estudantes, desde que não seja “pipoca de micro-ondas”.

Comente aqui