PF DEFLAGRA OPERAÇÃO “ACESSO NEGADO” EM DUAS CIDADES DO PIAUÍ

Agentes cumprem mandados em duas cidades (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18) deflagrou uma operação que investiga interferências e embaraçamento nas investigações da Operação “Delivery” - que apura desvio de recursos públicos do Fundeb destinados ao município de União, no Piauí. A Operação desta terça é batizada de Operação "Acesso Negado".

Na ação de hoje são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, nas cidades de Teresina e Monsenhor Gil. Ao todo, foram mobilizados 20 policiais federais para o cumprimento dos mandados, expedidos pela Justiça Federal em Teresina. 

De acordo com a PF, no curso da Operação "Delivery" foram identificados atos escusos relacionados a encontros obscuros com agentes públicos com o objetivo de obter informações sigilosas, acesso indevido a processo judicial sigiloso, manipulação e convergência de versões e atos intimidatórios no intuito de prejudicar a investigação policial.

Ainda conforme a PF, o objetivo do cumprimento das medidas judiciais é colher elementos materiais de prova que identifiquem terceiros responsáveis por fornecer indevidamente informações de caráter sigiloso. Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelo crime de embaraço a investigação policial de crime praticado por organização criminosa, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão.

O nome da operação — Acesso Negado — faz alusão à conduta de quem obtém acesso ilegal a informações resguardadas pelo sigilo.

Comente aqui