Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
PETRÔNIO PORTELLA NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

EX-SENADOR DO PIAUÍ PODE TER NOME INCLUÍDO NO LIVRO DE AÇO QUE REÚNE PERSONALIDADES QUE TIVERAM PAPEL IMPORTANTE NA HISTÓRIA DO BRASIL

07/10/2019 15:14 - Atualizado em 07/10/2019 20:58

O ex-senador Petrônio Portella Nunes durante discurso (Foto: Reprodução/Internet)

O ex-governador do Piauí Petrônio Portella pode ter o nome incluído no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O projeto de lei 5342/2019 de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PDT) prevê a inclusão do nome do político piauiense no livro. Portella foi deputado estadual, prefeito de Teresina, governador do Piauí, presidente do Senado Federal e ministro da Justiça.

Para Flávio Nogueira, Petrônio teve inegável mérito no desenvolvimento do país, principalmente por suas realizações como senador, revelando-se um combatente pela causa da liberdade. O deputado ainda destaca que o piauiense teve participações decisivas na história da Pátria, com destaque na condução do processo de redemocratização do país.

Projeto é de autoria de Flávio Nogueira (Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Ser incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é receber um reconhecimento formal do Estado brasileiro por grandes feitos para o país. A obra inclui entre heróis e heroínas nomes como Getúlio Vargas, Dom Pedro I, Tiradentes, Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi e está depositada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Natural de Valença do Piauí, Petrônio Portella Nunes foi um dos maiores nomes piauienses no cenário político nacional, sendo peça importante nos governos de Ernesto Geisel e João Figueiredo. Ele é considerado um dos principiantes no processo de abertura democrática do país, tendo sido articulador da redemocratização. No entanto, morreu em 1980, antes do fim do Regime, quando era apontado como possível candidato à Presidência.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
GOVERNO DO PIAUÍ VAI APURAR CALOTE QUE ELE MESMO DEU
GOVERNO DO PIAUÍ VAI APURAR CALOTE QUE ELE MESMO DEU
GAECO: ALENTO CONTRA A CORRUPÇÃO NO PIAUÍ
GAECO: ALENTO CONTRA A CORRUPÇÃO NO PIAUÍ
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PROJETO DE FLÁVIO NOGUEIRA CHAMA ATENÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL
PARA THEMÍSTOCLES, FOI TUDO NORMAL