O perfil oficial do deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) no Instagram parabenizou nesta terça-feira (24) todos os mototaxistas. Conforme lei federal aprovada no Congresso, em 24 de setembro é celebrado o dia nacional desses profissionais.
No entanto, a imagem postada para ilustrar a homenagem apresenta um mototaxista cometendo três infrações de trânsito. Ele pilota usando chinelo, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e carrega um passageiro com uma criança na garupa.
Segundo o CTB, é infração gravíssima transportar crianças menores de 7 anos na garupa das motocicletas. Além disso, motos foram feitas para transportar somente um passageiro.
A terceira infração é que o mototaxista trafega com a viseira do capacete levantada, o que também é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e prevê multa.
LOGO ELE
O que chama atenção é que Júlio Arcoverde já foi diretor-geral do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no primeiro governo de Dilma Rousseff (PT). Homenagear mototaxistas expondo infrações de trânsito já seria uma gafe para qualquer político e partindo de Júlio, mais ainda.
Conforme o CTB, pilotar motos usando chinelo ou calçados que não se fixem nos pés gera multa e perda de quatro pontos na carteira. Já transportar crianças menores de 7 anos ou que não alcancem os pés no pedal para garantir a própria segurança gera multa e é considerada infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira.
ATUALIZAÇÃO ÀS 19H10
A empresa responsável pela assessoria de comunicação do deputado Júlio Arcoverde entrou em contato com o Política Dinâmica. No contato, informou que o erro foi cometido pela assessoria, que gerencia as redes sociais do parlamentar, não sendo, portanto, uma postagem feita pelo próprio Júlio.
A foto onde o mototaxista aparece cometendo três infrações de trânsito foi excluída do Instagram do parlamentar estadual e substituída por outra após a repercussão da matéria.
Comente aqui