O ÚLTIMO RÉVEILLON

Deputados vão deixar os mandatos em abril (Fotos: Montagem/Divulgação/Alepi)

As festas de fim de ano de 2017 serão as últimas em que 10 deputados estaduais do Piauí vão curtir no exercício do mandato. Pelo menos nessa atual legislatura! É que em abril do próximo ano, todos os suplentes terão que deixar os cargos na Assembleia para os que titulares retornem aos mandatos e disputem a reeleição. Com isso, nenhum suplente será deputado no Natal e no Réveillon de 2018.

Atualmente, o número de suplentes no exercício do mandato corresponde exatamente a um terço do parlamento estadual, que conta com 30 cadeiras. Ao longo da Legislatura, 14 suplentes foram empossados por conta do xadrez político do governador Wellington Dias (PT), mas quatro deles já deixaram o assento no Legislativo Estadual.

Atualmente, os suplentes no exercício parlamentar são: Francis Lopes (PRP), Mauro Tapety (PMDB), Henrique Rebêlo (PT), João de Deus (PT), Cícero Magalhães (PT), Bessah Filho (PP), Belê Medeiros (PP), Ismar Marques (PSB), Aluísio Martins (PT) e Zé Hamilton (PTB). Para eles, só restam agora pouco mais de três meses de mandato, pois no máximo em 7 de abril de 2018 os titulares já precisam estar de volta aos cargos por exigência legal, seis meses antes da eleição.

O OUTRO LADO DA MOEDA
Pensando por outro lado, o Natal e o Réveillon de 2018 podem ser bem mais felizes para quem hoje é suplente. É que se eles ganharem a eleição em outubro do ano que vem, já vão passar as festas de fim de ano como deputados eleitos, prestes a tomar posse como titulares. Da mesma forma, quem hoje é titular pode passar as festas de 2018 sem nenhuma animação, na iminência de deixar o mandato, caso não consigam se reeleger no pleito vindouro.

É aguardar para ver. Como ainda estamos em 2017, boas festas a todos eles!

Comente aqui