O MESTRE DA ARTICULAÇÃO; LEIA NOTAS

O deputado estadual Themístocles Filho (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

ARTICULADOR
A política do Piauí sempre teve personagens que se destacaram pelo grande poder de influência e articulação em meio ao seus pares. Atualmente, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), é um dos que se destacam com essa característica. Seu poder no quesito articulação é tão grande que ele acumula vitórias emblemáticas nos parlamentos desta capital. Articula derrotas de aliados e adversários numa facilidade e nem pestaneja.

REBELIÃO
A "rebelião" vista na eleição que reelegeu o presidente Jeová Alencar (PSDB) para mais um mandato na Câmara Municipal não deve parar por aí. Pelo menos é o que imaginam alguns vereadores da base aliada ao prefeito Firmino Filho. Os "aliados" prometem continuar na base, mas querem adotar postura firme na Câmara. O próximo passo articulado pelo bloco rebelde é exigir a saída do secretário de Governo do município, Charles da Silveira. Os próximos capítulos não lhes reserva boas surpresas.

Vereador Dudu (PT) é só alegria (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PINTO NO LIXO
O vereador Dudu (PT) é uma felicidade só! Acostumado a ver suas proposições serem jogadas pro ralo pela base do prefeito Firmino Filho na Câmara Municipal, ele agora comemora uma vitória saborosa, que atinge politicamente o gestor tucano. Um dia é da caça e o outro é do caçador. Só não digam que a manobra articulada em conluio com Jeová e outras forças foi um golpe de mestre, porque Dudu não acredita nesse negócio de golpes e manobras.

EXECUTIVOS CRUÉIS
A insatisfação dos vereadores aliados de Firmino Filho se dá, entre outras coisas, pela falta de atenção do Palácio da Cidade. Parte deles relata que é uma dificuldade tremenda para serem recebidos pelo secretário de Governo ou pelo prefeito na prefeitura. Interessante é que há poucos dias a mesma coisa foi relatada em âmbito estadual pelo deputado Júlio Arcoverde (Progressistas). Ele disse que deputados chegam a esperar meses por uma audiência com o governador Wellington Dias. É osso!

AO ATAQUE
O deputado estadual Edson Ferreira (PSD) foi perguntado se o baixo orçamento da Secretaria de Defesa Civil para 2018 lhe preocupa, já que ele é de uma das regiões mais castigadas pelos efeitos da seca no Piauí. O parlamentar disse que preocupa apenas em parte e justificou o porquê: "Se existe um ralo de desvio de dinheiro público, ele se chama operação carro-pipa. É um ralo de roubalheira", afirmou.

Átila não parece preocupado em perder votos (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

DESPREOCUPADO
O deputado federal Átila Lira (PSB) anda muito despreocupado com suas bases eleitorais no interior do Estado. Tem município na região de São Raimundo Nonato, por exemplo, que ele nunca pisou os pés após ter sido o mais votado nas eleições de 2014. Aliás, nem no período da eleição ele foi por lá, quanto mais depois do pleito. Perder quase 1.500 votos assim de bobeira é dar sopa pro azar.

Comente aqui