O MAIS DURO CONTRA O GOVERNADOR

Candidato do PSC não aliviou para W. Dias (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

No debate realizado na noite desta quinta-feira (16) pela TV Meio Norte com sete dos 10 candidatos ao governo do Piauí, o governador Wellington Dias (PT), que concorre à reeleição, foi o principal alvo dos adversários. E o candidato Valter Alencar (PSC), que disputa pela primeira vez um cargo eletivo, foi o que adotou postura mais dura contra o petista, fazendo as críticas mais contundentes à gestão estadual.

Valter mencionou escândalos ocorridos no governo e criticou a condução da administração estadual. Em alguns momentos, acusou a gestão de desviar recursos que deveriam ser aplicados em obras. Ele lembrou que as suspeitas são levantadas pelo Ministério Público e que a Justiça Federal mantém bloqueada a liberação da segunda parcela do empréstimo de R$ 600 milhões junto à Caixa por entender que as suspeitas são relevantes.

Foi ele também o único a falar, de forma direta, sobre o escândalo na educação no Piauí. Apesar de não ter pronunciado a expressão "operação Topique", Valter lembrou que a Polícia Federal bateu às portas da Seduc e prendeu várias pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro do transporte escolar. "Foi quase um ônibus de pessoas sendo levadas", falou o candidato se referindo às 23 pessoas presas pela PF.

Os candidatos pouco antes do início do debate (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Valter ainda chamou atenção ao perguntar em que planeta os atuais gestores do Piauí vivem. Em um dos questionamentos feitos diretamente ao governador, o candidato do PSC perguntou ao petista sobre como combater os desvios. Numa das respostas, Wellington mencionou a educação que recebeu dos pais e se defendeu dizendo que uma das coisas que aprendeu foi não desviar o que é alheio. Em grande parte do debate, ele teve que se defender.

Apesar de praticamente todos os candidatos terem mirado no governador, foi Valter Alencar o que mais colocou o dedo nas feridas do governo. Luciano Nunes (PSDB), Fábio Sérvio (PSL), Elmano Férrer (Podemos) e Dr. Pessoa (SD) também apontaram suas artilharias para o atual governante,mas Valter foi o que, sem dúvida, tirou o sossego do petista. Na reta final do confronto, Valter disse que é preciso tirar do poder os "políticos com cupim na cara".

O DEBATE
O debate eleitoral da TV Meio Norte foi o primeiro das eleições de 2018 no Piauí. Participam os candidatos Dr. Pessoa (SD), Luciano Nunes (PSDB), Wellington Dias (PT), Fábio Sérvio (PSL), Elmano Férrer (Podemos), Valter Alencar (PSC) e Sueli Rodrigues (PSOL). 

Os candidatos Romualdo Sena (DC), Luciane Santos (PSTU) e Lourdes Melo (PCO) não foram convidados pois, conforme o TSE, as emissoras não são obrigadas a chamar candidatos cujos partidos não têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional.

Comente aqui