Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
CONFRONTO
O MAIS DURO CONTRA O GOVERNADOR

NO PRIMEIRO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2018 NO PIAUÍ, CANDIDATO VALTER ALENCAR FOI O QUE ADOTOU POSTURA MAIS FORTE CONTRA WELLINGTON DIAS

17/08/2018 05:47 - Atualizado em 17/08/2018 07:52

Candidato do PSC não aliviou para W. Dias (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

No debate realizado na noite desta quinta-feira (16) pela TV Meio Norte com sete dos 10 candidatos ao governo do Piauí, o governador Wellington Dias (PT), que concorre à reeleição, foi o principal alvo dos adversários. E o candidato Valter Alencar (PSC), que disputa pela primeira vez um cargo eletivo, foi o que adotou postura mais dura contra o petista, fazendo as críticas mais contundentes à gestão estadual.

Valter mencionou escândalos ocorridos no governo e criticou a condução da administração estadual. Em alguns momentos, acusou a gestão de desviar recursos que deveriam ser aplicados em obras. Ele lembrou que as suspeitas são levantadas pelo Ministério Público e que a Justiça Federal mantém bloqueada a liberação da segunda parcela do empréstimo de R$ 600 milhões junto à Caixa por entender que as suspeitas são relevantes.

Foi ele também o único a falar, de forma direta, sobre o escândalo na educação no Piauí. Apesar de não ter pronunciado a expressão "operação Topique", Valter lembrou que a Polícia Federal bateu às portas da Seduc e prendeu várias pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro do transporte escolar. "Foi quase um ônibus de pessoas sendo levadas", falou o candidato se referindo às 23 pessoas presas pela PF.

Os candidatos pouco antes do início do debate (Foto: Marcos Melo/PoliticaDinamica.com)

Valter ainda chamou atenção ao perguntar em que planeta os atuais gestores do Piauí vivem. Em um dos questionamentos feitos diretamente ao governador, o candidato do PSC perguntou ao petista sobre como combater os desvios. Numa das respostas, Wellington mencionou a educação que recebeu dos pais e se defendeu dizendo que uma das coisas que aprendeu foi não desviar o que é alheio. Em grande parte do debate, ele teve que se defender.

Apesar de praticamente todos os candidatos terem mirado no governador, foi Valter Alencar o que mais colocou o dedo nas feridas do governo. Luciano Nunes (PSDB), Fábio Sérvio (PSL), Elmano Férrer (Podemos) e Dr. Pessoa (SD) também apontaram suas artilharias para o atual governante,mas Valter foi o que, sem dúvida, tirou o sossego do petista. Na reta final do confronto, Valter disse que é preciso tirar do poder os "políticos com cupim na cara".

O DEBATE
O debate eleitoral da TV Meio Norte foi o primeiro das eleições de 2018 no Piauí. Participam os candidatos Dr. Pessoa (SD), Luciano Nunes (PSDB), Wellington Dias (PT), Fábio Sérvio (PSL), Elmano Férrer (Podemos), Valter Alencar (PSC) e Sueli Rodrigues (PSOL). 

Os candidatos Romualdo Sena (DC), Luciane Santos (PSTU) e Lourdes Melo (PCO) não foram convidados pois, conforme o TSE, as emissoras não são obrigadas a chamar candidatos cujos partidos não têm pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional.

Comentários (406)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
IMPASSE
NENHUM ABRE
NENHUM ABRE
ASCENSÃO
QUANTO MAIS PODER, MELHOR!
QUANTO MAIS PODER, MELHOR!
VAI ASSUMIR
GOVERNADORA REGINA SOUSA
GOVERNADORA REGINA SOUSA
ATITUDE DA COLEGA
WELLINGTON QUER ENTENDER
WELLINGTON QUER ENTENDER