Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
O INUSITADO CASO DO JUIZ DA PROPAGANDA

COLUNA DO GUSTAVO ALMEIDA: NAS ELEIÇÕES DE 2002, JUIZ DO TRE-PI ERA FILIADO A PARTIDO E FOI AFASTADO APÓS CASO REPERCUTIR NA IMPRENSA

11/10/2019 19:00 - Atualizado em 11/10/2019 19:20

Imprensa revelou filiação de juiz a partido (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

Setembro de 2002. Quando a disputa eleitoral entre o então governador Hugo Napoleão (PFL) e Wellington Dias (PT) vivia seu momento mais acirrado, uma descoberta pouco comum chamou atenção. Um juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) era filiado a um dos partidos da coligação de Hugo. A chapa de Wellington fez zoada em cima do episódio.

No dia 6 de setembro daquele ano, uma matéria escrita pelo jornalista e hoje deputado estadual Fábio Novo, no jornal O Dia, trouxe a seguinte manchete: "Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é filiado ao PPB". A notícia apresentava uma certidão que comprovava a filiação do magistrado Anésio Aguiar ao partido que integrava a coligação governista.

Abordado pela reportagem na saída do TRE, o juiz declarou: "Não vejo impedimento algum". No entanto, a reportagem de Fábio Novo, que na época era um jovem jornalista, dizia que a Constituição Federal proibia expressamente a filiação de juízes a partidos políticos. Anésio integrava a Comissão de Fiscalização da propaganda do TRE-PI nas eleições daquele ano.

Membros da coligação de Wellington Dias reclamavam que eram prejudicados por decisões proferidas pelo magistrado. A Comissão de Propaganda era composta por três juízes. Após a revelação do fato, muitos cobraram que decisões tomadas fossem revistas. Anésio Aguiar era juiz auxiliar do TRE e foi designado para integrar a Comissão em março de 2002.

Um dia depois, magistrado foi afastado (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

No dia seguinte à publicação da matéria, o magistrado foi afastado da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral. Na ocasião, o então presidente do TRE-PI, desembargador João Batista Machado, propôs o afastamento, pedido que foi acatado por unanimidade na Corte. Exatamente um mês depois, o petista Wellington Dias vencia Hugo Napoleão no primeiro turno e chegava pela primeira vez ao Governo do Piauí.

Notícias relacionadas
NÃO COLOU
NÃO COLOU
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
EMPRESÁRIOS FAZEM MANIFESTAÇÃO PELA REABERTURA DO COMÉRCIO
"LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSTRUÍDA POR ROBÔS"
PREFEITO DECRETA LOCKDOWN EM CIDADE DO PIAUÍ
PREFEITO DECRETA LOCKDOWN EM CIDADE DO PIAUÍ