"NÃO É NOME, É PERFIL"

Washington defende candidato com perfil (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O ex-secretário e professor universitário Washington Bonfim falou nesta segunda-feira (29) sobre a possibilidade de uma eventual candidatura a prefeito de Teresina no palanque de Firmino Filho (PSDB). Filiado ao Progressistas, ele não descartou entrar na disputa, desde que a população seja ouvida através de pesquisas e que seus desejos sejam externados. Para Washington, o importante na hora da escolha não é o nome, mas sim o perfil do candidato.

"Eu acho que a população tem que ser ouvida, a gente tem que fazer pesquisas e olhar para aquilo que a população quer. O recado das urnas em 2018 foi muito claro: as pessoas querem candidatos que estejam sintonizados com aquilo que elas desejam, candidatos que tenham a capacidade de resolver os problemas que elas indicarem que são os principais. Tudo precisa ser pensado num contexto de discussão com a população. Não adianta os políticos definirem uma coisa desconectada daquilo que a população pensa, porque vai dar errado. E aí não é nome, é o perfil. Eu insisto nisso", falou.

Questionado sobre a gestão do prefeito Firmino Filho, que muitos críticos avaliam já estar cansada em muitos aspectos após 14 anos do tucano no Palácio da Cidade, Washington enxerga de outra maneira. Segundo ele, a administração atual tem um legado enorme. Ele citou como exemplo a educação pública da capital, apontada como referência para o País, e disse que não vê cansaço no modelo de governar de Firmino Filho.

"Eu acho que a Prefeitura tem um legado enorme para a cidade. Eu não considero você ser a primeira capital em desempenho dos alunos no país e ser sinal de cansaço. As mudanças que estão sendo feitas do ponto de vista urbano, com sistema de integração, avanço do Lagoas do Norte e os novos empréstimos assinados agora no contexto da renovação do Centro, ao meu ver, não deixam algum motivo para pensar em cansaço. É uma administração dinâmica, que pensa na cidade, que tem raiz e tem o que defender", disse.

Apesar de sair em defesa da gestão de Firmino, Washington lembrou que a cidade precisa renovar seu compromisso e que a eleição municipal existe justamente para isso. "A cidade precisa renovar seu compromisso e a eleição serve exatamente para isso. O que ela espera desse modelo de administração é que precisa ser pensado por quem vai dirigir essa eleição e ser colocado à prova no ano que vem", encerrou.

Comente aqui