MUNICÍPIOS COM MENOR PIB DO BRASIL SÃO DO PIAUÍ

Antônio José Medeiros, presidente da Cepro (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) divulgou nesta quinta-feira (14) na Associação Piauiense de Municípios (APPM) os números do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios. Os dados correspondem ao ano de 2015, sendo os mais recentes.

Chamou atenção o fato dos dois piores PIBs municipais do Brasil serem de cidades do Piauí. Miguel Leão e Santo Antônio dos Milagres ocupam as piores posições do ranking no país, com PIB anual de R$ 11,43 milhões e R$ 12,01 milhões, respectivamente. Os dados mostram ainda que entre os 30 piores PIBs municipais do Nordeste, 17 são de cidades piauienses.

Além de Miguel Leão e Santo Antônio dos Milagres, os municípios do estado com os menores PIBs são: Aroeiras do Itaim, Olho D’água do Piauí e São Miguel da Baixa Grande, que segundo a Fundação Cepro ainda vivem da agropecuário de subsistência dependente do clima e são vulneráveis às transferências dos governos estadual e federal.

OS MAIORES
Por outro lado, os maiores PIBs municipais no Piauí são os de Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano. Entre as capitais brasileiras, Teresina ocupa a 21ª colocação no PIB municipal.

Comente aqui