MÉDICOS ENTREGAM ESCALAS

No dia 15 de agosto, médicos cobraram salários e avisaram que poderiam parar

A crise na saúde pública do Piauí ganhou mais um capítulo ontem, terça-feira (10). Um grupo de 10 médicos contratados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato resolveu entregar as escalas médicas. Eles pararam as atividades por conta da falta de diálogo sobre os pagamentos atrasados de abril e maio.

A UPA de São Raimundo Nonato recebe pacientes de pelo menos 15 municípios da região. A entrega das escalas médicas ocorreu por volta das 19h. Os profissionais alegam que o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), prometeu solucionar a falta dos pagamentos e havia marcado uma reunião para a última segunda-feira (9).

Apesar da promessa, Florentino não compareceu e nem deu solução para os atrasos. Por conta disso, os 10 médicos entregaram as escalas. No dia 15 de agosto, eles haviam enviado requerimento para a Secretaria de Saúde pedindo solução para os atrasos. No documento, avisaram que entregariam as escalas este mês se o impasse não fosse solucionado.

Líder da oposição na Alepi relata mais atrasos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

URUÇUÍ E FLORIANO

Durante sessão ontem (10) na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) disse ter recebido a informação de que médicos das cidades de Floriano e Uruçuí estão há cinco meses sem receber salários. Ainda conforme a fala do parlamentar, os profissionais vão iniciar uma paralisação para cobrar providências.

OU FICA OU VAZA

O vereador Luís André, presidente estadual do PSL, resolveu botar pressão para cima do vereador Ricardo Bandeira. Bandeira ainda não definiu se vai para a reeleição ou se coloca o filho, Sérgio Bandeira. O problema é que Sérgio não é do PSL e isso incomoda Luís André. Ele quer que Ricardo decida a questão logo, sob pena de expulsá-lo da sigla.

Sérgio Bandeira fala em desespero de Luís André (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

DESESPERADO

Em resposta ao ultimato de Luís André, Sérgio Bandeira afirmou que entende o desespero do vereador, já que ele está tentando a duras penas montar a chapa proporcional do PSL. Bandeira diz que a decisão se ele ou o pai será o candidato é exclusivamente do grupo político deles e Luís André não deve se meter no assunto. Ele e o pai não têm pressa.

ADIARAM O JULGAMENTO

Estava previsto para acontecer ontem (10) no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e foi adiado o julgamento de um recurso do prefeito do município de Paes Landim, Gutemberg Araújo, o Gutim (PT). O gestor foi cassado em 2018 numa decisão de 1ª instância, acusado de compra de votos e abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016.

O prefeito Gutim Araújo (PT), do município de Paes Landim (Foto: Reprodução/Internet)

PRIMO DO GOVERNADOR

O prefeito Gutim Araújo é primo do governador Wellington Dias (PT), cuja família é natural do município de Paes Landim. A defesa de Gutim no TRE-PI é feita pelos advogados Willian Guimarães e Emmanuel Fonseca. Outra ré na mesma ação, a vereadora Taliane Moraes (PT), é defendida pelo ex-secretário de Justiça Daniel Oliveira.

NA PRÓXIMA SEMANA

Com o adiamento, o julgamento do recurso do primo do governador ficou para a próxima terça-feira (17). A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi movida pela coligação "A vitória que o povo quer", que ficou em segundo lugar nas eleições de 2016 em Paes Landim. O parecer da Procuradoria Eleitoral é pela cassação do prefeito Gutim Araújo.

Flávio Nogueira com o prefeito Firmino Filho em Brasília (Foto: Divulgação/Assessoria Flávio)

COM O PREFEITO

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) recebeu na tarde de ontem, terça-feira (10), em seu gabinete em Brasília, a visita do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB). Na capital do Piauí, o partido de Flávio faz parte da base aliada do tucano. Evandro Hidd, o único vereador do PDT em Teresina, é um dos principais membros da equipe do prefeito.

Comente aqui