Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
PROPORCIONAL
“OBRIGAÇÃO DE SERES RACIONAIS”, DIZ MARCELO SOBRE CHAPÃO

DEPUTADO FEDERAL AFIRMA QUE FORMAÇÃO DE CHAPA ÚNICA É A MELHOR IDEIA E QUE FAZER O CONTRÁRIO SERIA DESOBEDECER A LÓGICA

23/03/2018 13:26 - Atualizado em 23/03/2018 14:04

Deputado não vê lógica em chapas puras (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Marcelo Castro, voltou a reforçar nesta sexta-feira (23) a defesa de se formar um "chapão" na disputa proporcional para os cargos de deputado estadual e federal. Segundo ele, os emedebistas defendem essa ideia porque são "seres racionais".

"Nós defendemos uma chapa única, de todos os partidos que estão na base do governo. Por quê? Porque essa é a maneira mais eficiente, mais inteligente, mais lógica e mais racional. Então a obrigação nossa de seres racionais que somos é de defender aquilo que é mais eficiente, mais lógico e mais racional", disse o deputado.

Marcelo disse que respeita o posicionamento do PT e outros partidos de querem formar chapa pura, no entanto, afirma que os emedebistas discordam dessa ideia. Ele acredita que o melhor para todos é uma chapa única, o famoso "chapão".

"É fácil entender. Se tiver quatro ou cinco chapas, cada uma elege um número de deputados e tem uma sobra de votos. Se tem uma chapa única, só teremos uma sobra. Essa sobra é jogada fora, são votos perdidos. Se o partido tivesse aqueles votos a menos, não alteraria o número de parlamentares que ele elegeu. Se você tem cinco chapas, você tem cinco sobras. Então são mais votos jogados fora. A conclusão é que se fizer uma chapa só, com o mesmo número de votos você pode fazer um deputado federal a mais e até dois estaduais a mais", explicou.

Marcelo entende que não fazer o chapão é "desobedecer a lógica". Na avaliação dele, a ideia será mais eficiente para todos os partidos que compõem a base aliada do governador. "A gente tem que ver é o conjunto, é o todo e não cada partido individualmente", falou.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
MUDANÇA
MARCOS VINÍCIUS ATACA CIRO APÓS TÊ-LO DEFENDIDO
MARCOS VINÍCIUS ATACA CIRO APÓS TÊ-LO DEFENDIDO
CRÍTICO
FÁBIO SÉRVIO ENDURECE TOM CONTRA PT E PSDB
FÁBIO SÉRVIO ENDURECE TOM CONTRA PT E PSDB
OPINIÃO
A COMPETÊNCIA NEM SEMPRE FAZ A DIFERENÇA
A COMPETÊNCIA NEM SEMPRE FAZ A DIFERENÇA
APOIADOR
BOLSONARO FRANCISCANO
BOLSONARO FRANCISCANO