Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
ENTREVISTA
JESUS CONTA COMO WELLINGTON MUDOU

TESOUREIRO DE VÁRIAS CAMPANHAS DO PT NO PIAUÍ E HOJE FILIADO AO PSOL, ELE FALA SOBRE PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO E DECEPÇÃO NO PT

13/02/2018 10:57 - Atualizado em 13/02/2018 15:28

Ex-deputado é pré-candidato ao Senado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O ex-deputado federal Jesus Rodrigues recebeu o Política Dinâmica para uma entrevista na quinta-feira (8). Usando sandálias franciscanas e uma camisa de manga curta, o político que durante décadas foi filiado ao PT falou sobre o que tem feito nos últimos anos desde que deixou o Congresso Nacional, comentou sobre sua pré-candidatura ao Senado pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) e fez duras críticas a Wellington Dias, seu ex-companheiro dos tempos de PT.

Jesus disse que o antigo partido mudou muito, avalia que Wellington se tornou um político "pior do que os convencionais" e afirma que saiu porque a sigla seguiu caminhos que sua conduta ética e moral não aceita. Ele lembrou que foi tesoureiro do PT do Piauí em várias campanhas eleitorais, mas que após Wellington Dias chegar ao poder, foi sacado da função. Para Jesus, o atual governador é um dos responsáveis pela derrocada petista, pois rasgou a democracia do partido no estado.

Engajado em sua pré-candidatura ao Senado, ele conta que vai fazer a campanha levando ao eleitor piauiense uma mensagem de perfil político diferente. Jesus destaca que foi gestor público [diretor-geral do Detran-PI] e exerceu mandato parlamentar na Câmara Federal, mas nunca foi citado em escândalos e nem tampouco responde a processos. De fala mansa e esperançoso que o eleitor brasileiro possa mudar seus conceitos na escolher os candidatos, ele pretende chegar ao Senado longe das práticas que o fizeram sair do PT.

CONFIRA A ENTREVISTA

PD - O que o senhor tem feito desde que deixou o mandato de deputado federal em 2014?
JR – Eu tenho atividades empresariais e alguns negócios. Eu ajudei a criar uma cooperativa de suinocultura e abri uma fazenda no interior. Então estou dando conta de algumas tarefas pessoais. Eu não sou um profissional da política ou do serviço público, inclusive já estou aposentado como bancário. Nesse período, também viajei bastante pelo interior conversando com as pessoas. Agora eu pretendo intensificar minha campanha, minhas viagens e meus contatos com vistas a eleição de 2018.

Jesus promete levar mensagem de perfil diferente (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

PD – Qual proposta o senhor vai levar para o eleitor? Com qual mensagem vai trabalhar?
JR – Olha, vou  levar justamente a mensagem de um perfil diferente de candidato. Eu estava deputado federal, tinha uma boa chance de me reeleger, ajudei a eleger a presidente da República e o governador do Estado e saí sem nenhum cargo, sem nenhuma função por divergências ideológicas, reconhecendo acertos na área econômica e não aceitando os erros na parte da ética. Então, para manter a coerência, eu me afastei do PT e hoje sou filiado ao Psol. Essa é uma compreensão que eu acho que as pessoas precisam ter, de que nós precisamos de um perfil diferente de político. Eu não sou um político profissional, embora faça política há muitos, até por conta do meu tempo de sindicato e de grêmio estudantil na UFPI. Então será uma mensagem de perfil, principalmente. Outra coisa que é importante ressaltar para a população, é o poder que tem um deputado federal e um senador, coisas que o eleitorado, de uma maneira geral, não valoriza muito. Nesses quatro anos que passaram nós vimos o poder de decisão que está na mão de um deputado federal. Tiraram uma presidente alegando motivos burocráticos e mantêm um presidente com graves suspeitas e até crimes cometidos no exercício do mandato. Conseguiram aprovar, ainda, medidas que são extremamente prejudiciais ao conjunto da população e estamos na iminência de reformas substanciais na Previdência. Então as pessoas precisam compreender esse poder que tem um deputado. Não tenho nada contra a existência de ruralistas, acho que eles devem existir, não tenho nada contra os liberais que querem o Estado mínimo. A questão é a proporcionalidade. Quantos nós temos lá dispostos a defender os interesses dos trabalhadores rurais, do salário mínimo e dos desempregados? 

PD -  O que o senhor acha que falta nos representantes do Piauí?
JR – Essa é uma queixa que eu tenho de muito tempo. Para mim, o último grande pensador do Piauí, das questões estruturantes do Piauí, chame-se Alberto Silva. Depois dele, nenhum outro conseguiu projetar trabalhos e ações estruturantes. Em regra, o político do Piauí pensa nos quatro anos, no máximo na sua reeleição, mas não em projetos e ações que possam representar uma mudança na condição de vida da população. Em regra, o político do Piauí pensa pequeno e tem a cabeça pequena. Infelizmente o político daqui tem uma cabeça que não sonha, que não projeta e isso é lamentável. Meu plano não é ser senador da República, é ser senador do Piauí para cuidar de coisas que são do Piauí. Claro que o Senado é uma casa da República e nós vamos ter assuntos nacionais, mas vou focar no Piauí. Nós tivemos o lançamento, ainda no primeiro governo Lula, da transposição das águas do Rio São Francisco. O Piauí é o único estado onde nem o estudo de viabilidade técnica e ambiental da transposição foi realizado. E talvez seja o mais próximo de todos, porque o rio São Francisco passa próximo a região de São Raimundo Nonato. Outra coisa é a questão da navegabilidade do Rio Parnaíba. Não vimos a viabilidade financeira, porque a navegabilidade do rio não vai se pagar por conta da quantidade de barcos que passam na eclusa, mas é possível se fazer, é necessário se fazer e o projeto está engavetado lá. Tem ainda o Porto de Luís Correia. Em regra, a cabeça do político do Piauí pensa pequeno. Eu quero resgatar os trabalhos de grande importância para o Piauí e trazer uma nova lógica de atuação parlamentar.

Jesus vai custear as próprias despesas de campanha (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

PD – Como o senhor pretende se viabilizar pelo Psol concorrendo com figuras como Ciro Nogueira (PP) e com outros que possuem, notadamente, maior poderio econômico?
JR – Justamente dizendo o seguinte: eu fui gestor público por oito anos, fui deputado federal por mais quatro anos e não tenho um processo sequer na minha vida de gestor público. Não tenho nenhuma citação na minha vida de parlamentar, em relação à Lava Jato, por exemplo. Então eu quero chamar a atenção das pessoas. Aquele parlamentar que gasta muito dinheiro em sua campanha, dificilmente vai ter compromisso em defender as pessoas que não financiaram sua campanha. Como eu acredito que o povo vai perceber a importância do voto para deputado federal e senador, eu quero me apresentar dessa forma. Se eu quisesse ter feito essa prática política convencional, eu teria ficado no PT, possivelmente teria sido eleito, poderia estar como suplente na Câmara ou ainda exercendo algum cargo ou secretaria no governo. Eu saí justamente porque vou fazer uma campanha de discurso, de debate. Dinheiro suficiente para viajar, para me hospedar, para imprimir santinho ou cartaz, eu deverei ter das minhas próprias condições. Minha campanha será de propostas. Se o povo conseguir compreender que as minhas atitudes merecem que eu retorne, assim eu retornarei. Se eu quisesse fazer campanha como o Ciro e outras pessoas, eu teria ficado no governo. Mas eu não quero esse tipo de campanha. 

PD – Como o senhor tem visto o terceiro mandato do governador Wellington Dias e a intenção dele de conseguir o quarto?
JR - O terceiro mandato é um governo onde o governador é refém da questão financeira, é refém da folha. Só trabalha para pagar a folha. Tem conseguido pelo menos pagar a parte dos servidores públicos concursados, mas nem nos terceirizados tem conseguido manter. É lamentável que um governo vire refém da sua situação financeira. Eu aceito que o governo possa ser refém por absoluta incapacidade de pagar suas contas em relação às receitas que tenha, mas é inadmissível que você não consiga pagar fornecedores e tenha 61 unidades gestoras autônomas de geração de despesas, 15 deputados suplentes na Assembleia e falte dinheiro para outras coisas. Isso é lamentável. Então o terceiro governo tem sido um governo de subsistência. Ele vai buscar o quarto? Eu espero que o quarto, ou o próximo governo caso ele não venha a ganhar, saia dessa linha de governo de subsistência e de praticar a mesma política que os ancestrais faziam. Ancestrais que digo as pessoas do século XIX e século XX. O Piauí merece um governo melhor e políticos mais responsáveis e dedicados. Eu sou socialista porque a minha preocupação é com a sociedade como um todo e ela como um todo tem empresários, tem trabalhadores, tem negros, tem mulheres, tem crianças, tem extrema pobreza e tem gente extremamente rica. Eu sou socialista porque quero cuidar, para que a sociedade, no seu conjunto, tanto os mais ricos como os mais pobres, tenha um equilíbrio melhor. O que temos hoje está muito ruim.

Ele falou sobre mudança de Wellington Dias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PD – O senhor já foi partidário do governador Wellington Dias. O que mudou no governador?
JR – Mudou no PT de maneira geral. O que mudou foi o comportamento político, para o convencional, de grandes lideranças como o Lula e o Wellington. O Wellington hoje trabalha uma política convencional muito pior do que aquela que ele criticou. Ao chegar no governo, foi se envolvendo, se perdendo e hoje é uma liderança política mais convencional, fazendo pior do que fez o Mão Santa do ponto de vista da ética, do que fez o Lucídio Portela do ponto de vista dos seus acordos políticos e do que fez Alberto Silva e qualquer outro. Nunca na história desse estado eu vi 15 suplentes na Assembleia Legislativa. Nada contra os suplentes, mas na medida em que você cria secretarias como cargos políticos e passa a gastar muito mais dinheiro público com a política e não com os servidores, com investimentos ou com os projetos, aí é um erro que não dava pra conviver. Tentei mudar, tentei segurar o partido no caminho de que a gente mantivesse as nossas raízes. Fui candidato a presidência do partido em 2007 e perdi. Tive uma convivência com o PT a nível nacional e percebi que, da mesma forma que no Piauí, o partido nacional era controlado por um grupo muito reduzido. Rasgaram a democracia interna do partido e o poder de decisão que ele tinha. Em 2010, nós aprovamos em congresso que o vice de Wilson Martins seria do PT, mas o Wellington Dias rasgou isso. Agora o partido novamente aponta em seu congresso que a quer a vaga de senador, mas dificilmente o governador vai respeitar a democracia interna do partido. Por isso, houve o rompimento ideológico.

PD – E as relações dele com empresas?
JR – Na questão das relações com empresas para arrecadação de campanha, realmente se perdeu a noção e o limite. Eu digo isso porque eu fui o tesoureiro da campanha de Wellington Dias em 2002, fui na campanha de 2000, de 1998, de 1996. Quase todas. E a partir de 2002 eu não fui mais. Parece que começou assim uma profissionalização, uma coisa complicada... Então essa parte da relação com as empresas as pessoas perderam a noção do que é arrecadar e do que, dentro da lei até, é receber um recurso de campanha. 

Ele saiu do PT porque não aceitou mudança de postura ética adotada pela cúpula do partido (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PD – O senhor entende que é um desrespeito do PT deixar a senadora Regina Sousa de fora da chapa?
JR – Não. É um desrespeito do governador Wellington Dias, porque o PT decidiu que quer a vaga de senador. O partido quer. É aí onde eu digo: os principais responsáveis pela derrocada ética do PT são as suas maiores lideranças. O Wellington Dias e inclusive a própria Regina, que jamais vai levantar a voz para ele. Ela levanta a voz para todo mundo, mas para o Wellington ela é "sim senhor". Então veja: essas grandes lideranças como Lula, Zé Dirceu, Palocci, todo esse pessoal que comandou o partido a nível nacional, são responsáveis pela sua derrocada ética. E aqui no Piauí o Wellington Dias, a Regina, o Assis Carvalho, o Fábio Novo, todo esse pessoal é responsável pela derrocada ética. A base do PT é mais coerente, é mais progressista, mas a sua cúpula tem levado o PT para uma situação muito complicada.

PD – Como vê a situação do ex-presidente Lula?
JR – A situação dele, com essa criminalização e essas acusações que vem sofrendo, que eu acho, inclusive, de uma maneira tendenciosa. Eu digo o seguinte: se é para pegar o Lula porque querem inviabilizar sua campanha acelerando um processo que ele tinha, pois a Justiça que agiu desse jeito tem que pegar os processos de todos os outros que pretendem ser candidatos em 2018 e acelerar também o julgamento. Acelerar o processo do Lula e não acelerar o de Aécio, de Jucá, de Padilha e dos outros todos, é um equívoco da Justiça. A Justiça vai começar a também criar uma imagem pra ela igual à do político de hoje, uma imagem extremamente negativa. Se a Justiça não fizer justiça, vai ter para ela mesma imagem que o Poder Legislativo e o Executivo tem. Eu defendo assim: os gestores públicos tem que pagar pelos erros que cometeram, mas todos. Não só de um partido ou de uns que estabeleceram políticas diferentes da ordem social, porque na ordem da distribuição de renda e da assistência aos mais fragilizados, o governo do PT conseguiu ter sucesso. Agora, outros setores envolvidos num tipo de política que privilegia segmentos mais abastados, não podem se comportar como membros de classe.

Para ele, a Esquerda tem que mudar (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PD – Estamos numa época das Esquerdas se reinventarem?
JR – Eu fui para o Psol porque eu pretendo ser coerente com a política. As pessoas que querem ser coerentes no discurso que fazem nos eventos e quando chegam nos mandatos são coerentes com os discursos, é com essa turma que eu quero ficar. Por isso fui para o Psol. Não podemos fazer política com intransigência, onde só o que eu penso é o correto. Não se faz política assim. Mas também não posso fazer política onde tudo é permitido, permissividade total. Foi por isso que eu saí do PT. A Esquerda, onde estou hoje, no Psol, e eu sou candidato socialista porque quero cuidar da sociedade como um todo, ela precisa, no meu entender, romper com alguns paradigmas, com a Revolução de 1917 da União Soviética, com Stalim, Trotski, com Lênin, com Fidel, mas no sentido de que nós precisamos, no momento que nós estamos, buscar um outro tipo de sentimento. Eu digo que esse sentimento é novamente o da ética na política, o da coerência, o de se descobrir o papel que um deputado, um prefeito ou um vereador tem a desempenhar na sociedade. Então é esse tipo de política que eu espero que a Esquerda faça. Eu nunca defendi, porque eu sou de Esquerda, que se deve estatizar o setor financeiro, estatizar tudo e que os meios de produção têm que ficar nas mãos dos trabalhadores, a revolução proletária e tal. Eu nunca defendi isso nem quando estava iniciando no PT em 1980. Hoje estou no Psol porque quero trazer pessoas, cidadãos comuns, professores, pequenos comerciantes, autônomos, sem precisar que ela seja a pessoa que tenha uma carteirinha de comunista, de socialista que defenda aquelas ideias revolucionárias, socialistas, etc. Tem que ser uma pessoa que queira uma prática política nova e que assuma o compromisso de ser coerente entre o que ela faz no discurso quando é candidata e o que faz lá na prática.

Comentários (37)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    eduardo-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    e um bom nome a deputado ou ate senador acho que o psol nesta eleição tera umaboa votação filosofo-teresina

    SILVESTRE-bARRAS-PI em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    vejo o dr.jesus um homem emprendedor naoconcordo com o que o jornalista da antena 10 magalhaes disse que ele não vai termuitovoto sou um eleitor e estudiodo depolitica estava indeciso acho o psol tem ideias de pessoas que pensa no socialo antigo pt voto nele-liderança ribeiro-vale do gaviao-teresina

    leo-piripiri-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    sou evangelico da igreja missionaria em piripiri-pi dentro da igreja onde tem pastores e missionarios serios tem adimiração pelopstu e psol se conseguir buscar apoio destas lideranças e um grande nome ja que o welligton dentro da irmandade não e bem aceito-obreiro da igreja missionaria de piripiri-pi

    piris-picos-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    moro em picos-pi sou petista e sei que o pt esquerceu um pouco a etica com a entrada de dr.jesus estou dividido aqui o psol e pstu ja articulao uma chapa e um bom nome-petista de picos-pi

    kelio-altos-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    ja fui do pt moro em picos e acho que o psol tem seus militantes o dr.jesus pode ser uma surpresa sei que dentro dopt ja saem mentiras que ele não e candidato o portal de voçes e muito o jornal diario dopovo e o josenildomelo.com são exemplos de liberdade de expressão votono psol-universitario de altos-pi

    assis-campo-maior-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    moro em campo-maior -pi o portal de voçes e muito bom e parabens a jornalistas independente naoconcordo com que diz o jornalista magalhaes na tv que diz que dr.jesus nãotem voto o feitosa costa esta certo ele tem voto e um emprendedor tem estruturas sou liderança de bairro no dirceu não sei em quem votar a liderança precisa de um bom nome e voto tem o psol e um partido bom, sei que e etico o jesus rodrigues consegue buscar lideranças - E.F- DE TERESINA-INDECISO

    andre-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 14:02

    JA FUI DO PT E SOU LIDERANÇA DE BAIRRO me chamo andre conheço o dr.jesus e um nome forte o psol com certesa pode eleger um deputado o pt foi pequeno ja fui do pt votono jvc vejo o jvc um nome em crescimento-andre de teresina

    paulo-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    sou dirigente de uma igreja missionaria templo do espirito santo em teresina nossa igreja fala de politica meus pastores e missionarios sabe da importancia de votarmos e a politica tem que ter pessoas de bem nao votono welligton alias dentro denossaigreja e rejeição grande os lideres da igreja pastores joselio- pastor melo- missionario edvan-missionario gilberto e outros e dificil ter este apoio e umbomnome a federal todos tem o direito de se lançar candidato -dirigente paulo melo-igreja missionaria templo doespirito santo teresina-a paz de cristo

    HELIO-TERESINA-PI em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    morono vale do gaviao uma das regioes que tem 35mil habitantes não se ver uma obra dogoverno dopiaui votonoluciano o psdb e forte em teresina acho que o dr.jesus esta certo o governador esquerceu a todos o bairro que morovale do gaviao não tem segurança não tem uma companhia de policia as familiais vive sendoassaltados oscomerciantes sofrem as pessoas vitimas de assalto ainda sofre o robert rios voto nele ao senado apesar de petista diserem que nao e candidato parabens pela liberdade de expressao -liderança helio-vale do gaviao-teresina-

    lopes-valença-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    e um bom nome a cidade de valença-pi precisa de um representante que trague projetos aopiaui nesta eleição naosei em quem votar aogoverno acho o welligton bom nome ainda nãovotoem partidos e sim em pessoas ao senadoo robert rios e hugo-napoleao e bom nome disem que jvc e candidato ao governo e hugo-ao senado e bom nome eleitor indeciso de valença-pi a paz

    CARLOS SILVA em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    na pequena cidade de dnerval-lobão-pi e proxima aopiaui acompanha a politica diserao que o metror viria a denervallobao outros que iria a altos politicos que mentenaõvoto owilson o welligton nao voto vejo o dr.pessoa bom nome esta caindonas pesquisas devidoanaose decidir e lideranças vao para outros politicos acho esta eleição complicada tem o jvc o robert rios oex.governador hugo-napoleão e o jesus rodrigues boa entrevista parabens- diacono carlos assembleia de Deus- denervallobão-pi

    geremiais-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    uma boa entrevista parabens aoportal nao confio em setores da imprensa televisiva ex.meionorte nao tem credibilidade acho que no piaui alguns jornalistas saem bem o betorego o arnaldo ribeiro voçes do politica dinamica oportal josenildomelo.com o viagora são independente e oproprio jornalista fabio servio e um bom nomevotonele e um emprendedor gera emprego e papelfuncionario custa cara ele esta com ojornal diario dopovo trasendonoticiais gosto de jornais tambem votono fabio servio a entrevista foi boa pastorgeremiais -igreja batista -teresina

    benjamin-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    moroem teresina e e triste saber que o piaui e o 5 estado mais violento do brasil cidades como sao-paulo goias e brasilia diminuirao a violencia o piaui pesquisas disem que 60% da população dopiaui se sente inseguro ja fui assaltado 3 veses bos nao fasso nao adianta aqui a pm trabalha estes pm merecem ganhar bem o secretario segurança e homem de bem ja com o governo que esta ele perde pontuação o governador so fala em lula a justiça e para todos votono dr.sergiomoro apresidente ao senador hugo-napoleao e robert rios ao governo indeciso -funcionario doestado aposentado-de piripiri-pi

    leo-piripiri-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    sou funcionario do estado e a entrevista e boa parabens pela boa reportgem enquanto as tv mostra carnavaltemjornalista trabalhando gostaria de ver a entrevista do ex.governadorhugo-napoleãodisem que e candidato ao senadovotonele ohugo ebom nome e disem que o dr.lourival que foi candidato a prefeito em teresina e dos democratas ja anda buscando lideranças para apoiar o hugo-napoleão disem que a chapa e jvc governador senador hugo-napoleão e viçe dosprogressistas e boa chapa- funcionariopublico doestado-de barras-pi votonohuho jvc a paz

    dario-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    sou evangelico e pregador da palavra de Deus-vejo o piaui cresce em teresina e uma cidade grande a violencia e grande sou da igreja pentecostal Deus e vida- o ministerio pequeno e presentes com 2 templos no piaui acho normal a universal ter o partido o PRB na biblia rei davi-rei salomão-rei dario erao politicos e foi bom ao seu povo o piaui vive sem segurança ja fui vitima de assalto ainda me recupero do trauma que passei a 7 meses atras somente Deus para nos salvar os evangelicos fazem o trabalho bonito enquanto o prefeito ajuda bloco de carnaval tem pastores e missionarios que tem dificuldade de pagar o aluguel dos templos a entrevista e boa não sei em quem votar espero que crieleis que defenda opovo de Deus muitos são discliminados caluniados só que buscam pessoas a Deus pregadores e missionarios muitos ainda vive na obra pela misericordia de Deus muitos nem igrejas tem ainda paga se aluguel só que ama a obra de DEUS FIQUEM COM DEUS PASTOR DARIO-Teresina a paz de cristo

    [email protected] em 13 de fevereiro de 2018 às 15:02

    votono pstu aqui empiripiri-pi vejo que o pstu e psol deveria andarjuntos só assim opartido cresceria opropriopt e assim anda com as elites onde criticava veja o terere era critico do pt hoje onde anda esculhamba o firmino o psdb devido a receber dogoverno apolitica esta horrivel tem que por pessoas diferentes ospartidos tem que renovar chegar de politicos sem etica voto no pstu-piripiri-pi a paz

    Hilton Pereira Leite em 13 de fevereiro de 2018 às 16:02

    Gostei, achei interessante, bastante equilibrada, e elucidativa, a entrevista concedida ao Política Dinâmica, na quinta-feira (8), pelo ex-deputado federal Jesus Rodrigues, hoje filiado ao Psol. As críticas que ele faz, aos descaminhos do PT e particularmente, do governador Wellington Dias, são pertinentes. Fiquei abismado quando ele disse, em sua entrevista, referindo-se, sobre a mudança de comportamento administrativo do governador Wellington Dias: "Ao chegar no governo, foi se envolvendo, se perdendo e hoje é uma liderança política mais convencional, fazendo pior do que fez o Mão Santa do ponto de vista da ética, do que fez o Lucídio Portela do ponto de vista dos seus acordos políticos e do que fez Alberto Silva e qualquer outro. Nunca na história desse estado eu vi 15 suplentes na Assembleia Legislativa. Nada contra os suplentes, mas na medida em que você cria secretarias como cargos políticos e passa a gastar muito mais dinheiro público com a política e não com os servidores, com investimentos ou com os projetos, aí é um erro que não dava pra conviver".

    ilton-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 18:02

    gostei da entrevista e todos tem o direito de por nome o psol-precisa e de ter lideranças partido não significa muito o jesus rodrigues e uma liderança que o pt tentou afasta-lo da politica e um nome- barro-duro-pi

    joselio-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 18:02

    a graça e a paz de jesus cristo- sou o missionario de uma igreja missionaria e a politica e biblica acho que as igrejas evangelicas tem toda rasão em votar não e pecado Rei dario-rei salomão- rei davi -jose do egito erao politicos a questão e sabermos votar não sou contra se a universal tem o partido-pois seus candidatos -representão o povo de Deus no congresso-temos que deixar estas hipocrisia em diser politica e errada-e sabermos votar pedir a Deus a orientação na igreja que dirijo pastores e missionarios são preparados para pregar a palavra de Deus nao temos politico só que votamos Deus nos deu o livre arbitrio o piaui precisa crescer e melhorar a questão da segurança exemplo- os politicos criar leis que defenda o cidadão de bem o lula na minha opinião foi o bom presidente ja o governador ja acho rasoavel e o direito de cada um saber votar jesus disse. não julgueis para não sereisjulgados Deus sempre veio perdoar-ama- e convida a conversão ele cura de graças nãopelo dinheiro graça e a paz missionario joselio -um dos fundadores da igreja missionaria templo doespirito santo-teresina-pi que Deus abençoe a todos

    francisco-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 18:02

    sou dirigente daigreja missionaria em teresina e concordo com meu pastor o piaui precisa melhorar na segurança e que o secretario vem tentando melhorar os politicos tem que se unir e procurar soluções melhorar e contratar policiais militares pagar bem e investir na educação concordo partidosnãosignifica muito o governador tem que cuidar e do piaui não em partio bom somente Deus-teresina-pi

    paulo-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 18:02

    o psol tem bons,nomes,e,acho,que,o,piaui,o lula foi bom investiu muito na habitação-apesar de não votar no governador o psdb em teresina realisa-obras só que no-interior e desconhecido-um-pastor um missionario e um jornalista e muito mais conhecido que certos partidos hoje o professor ganha bem em teresina com o aumento do salario dado por lula nõ voto em partido nao ja no piaui-indeciso - pastor francisco assembleia de Deus-piripiri-pi

    davi sobrinho-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    sou membro da igreja universal e sempre votei com a igreja apesar de termos perdidos membros para outras igrejas a universal sempre tem conseguido eleger seus candidatos o pastor levino e um vereador atuante acho que nesta eleição as igrejas evangelicas contribui muito em eleger um candidato - indeciso irmão da universal-teresina

    otavio-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    sou o pastor osorio da igreja assembleia de Deus de brasilia o piaui precisa sim de um governante acho que o lula e passado-e acho que teresina a insegurança e grande o brasil um presidente ganha 50 mil mensal e um governador dopiaui tem um dos melhores salarios do brasil estas eleições e complicado e parabens pela entrevista nós evangelicos temos sim todo direito e falar sobre a politica e e biblica-pastor osorio assembleia de Deus de brasilia-teresina a paz

    gildo-migeul alves-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    pesquisas que o welligton tem 33% e o dr.pessoa 23% o luciano 13% e jvc 11% fabio servio e joao henrrique 3% o piauiense sabe que estas pesquisas-internas que saem na redes sociais e whatisap sempre politico tem que ficar atento vejo que o piaui e o 5 estado mais inseguro pesquisas mostrao isso e gostei da entrevista do jesus rodrigues ele tem uma boa votação opiaui e grande e muitas pessoas estao-indecisos- a paz -eleitor de miguel alves-pi

    genildo-brasileira em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    sou membro da igreja Deus missionaria moro na cidade de brasileira-pi sou de uma igreja missionaria e a irmandade esta atento a politica a assembleia de Deus tem candidatos na politica a universal os batistas a catolica e temos o direito de tambem saber votar achei a entrevista boa nós das igrejasmissionarias trabalhamos-estudamos oramos e pregamos a palavra de Deus sabermos que no piaui oministeriocresce o politico evangelico pode muito bem representar o povo de Deus criar as leis que defenda o povo de Deus sei que lula foi bom concordo com os consagrados da irmandades e sei que o piaui e diferente e um estado que precisa melhorar só que muitos passarao e poucos fiserao acompanho as irmandades missionariais do piaui eleitor indeciso-irmão da igreja de Deus missionaria em brasileira-pi-indeciso

    valdir-teresina em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    parabens pela boa reportagem sou o pastor valdir da igreja assembleia de Deus da vida - acho que o brasil tem andando para traz este presidente temer e o pior presidente que ja passou o pre-candidatodele do pmdb nao tem voto esta eleição e entre welligton-luciano e jvc- o dr.pessoa tem perdidolideranças devido sua indecisão politico sem decisão firme não governa bem acho owelligton ainda bom nome e forte candidato tem o bom deputado se entrar o rafael fontelles o jesus tambem e um bom nome a paz do senhor -pastor valdir teresina-pi

    leonardo-barras-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    me desculpe e um politico serio só que esta eleição e entre welligton e jvc ao senado e entre wilson e ciro e robert -liderança de barras-pi

    edson-avelino-lopes-pi em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    estas eleições e complicada opsol nunca elegeu um vereador dizem que tem estruturas pode fazer opartido crescer- funcionario publico-avelino-lopes-pi-indeciso

    SILVESTRE-bARRAS-PI em 13 de fevereiro de 2018 às 19:02

    sou seminarista catolica e em eleição opt ainda tem boa aceitação dentro da igreja aqui na cidade de barras vejo que o pt ainda tem apoio acho que teresina tem 2 turno com certesa o psol tem candidato ao governo e um bom nome ao senado a paz de cristo-BARRAS-PI

    filosofo-pi em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    sou filosofo e o piaui o estado que e o 5 mais violentodo brasil teve um dos carnaval mais violentos-enquanto o governador passou os diais em viagens -o piaui a violencia cresce o robert rios era e foi um bom secretario de segurança- aqui o pt gosta de falar mal dos outros andam disendo que dr.robert nao e candidato e um bom nome o jesus rodrigues esta certo-em ter deixado o pt - voto no luciano ao goveno e robert rios ao senao filosofo- de piracuruca-pi

    Ronaldo silva-teresina em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    o estado dopiaui com a 5 capital mais violenta teresina e o piaui o 5 estado parabenizo a imprensa livre cancelei o jornal meio-norte e agora prefiro o jornal diario do povo voto no empresario emprendedor o fabio servio o piaui precisa de pessoas que gera emprego o governador do piaui só fala o nome do lula o brasil esta quebrado a petrobras ainda sofre universitario e poeta- de floriano-pi

    hamilton-teresina em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    quem mora no vale do gaviao um conjunto de bairro-com 35mil habitantes em 11 comunidades percebe que a grande regiao falta inflaestruturas nao se tem uma linha de onibus vale do gaviao via rodoviaria-uma linha de onibus vale do gaviao- via dirceu nao voto no firmino-voto no jeov-a alencar e uma liderança-pre candidato a deputado estadual e futuro candidato a prefeito de teresina o terere estar certo e vi a entrevista dele os tucanos e uma panelinha voto-no jeovar alencar- liderança andrade-vale do gviao-teresina

    guilerme-pi em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    sou o pastor guilerme da igreja BATISTA na Graça de Deus- e a politica e biblica moroem teresina e nossa igreja,e,uma igreja que se basia nonovo-testamento estamos,no,templo,da,graça jesus veiolibertar-salvar passamos 3diais em oração o encontro que reuniu quase 120 pessoas uma paz e tranquilidade sou da igreja Batista nossa convenção e propria e temos 2templos nao apoioopt nem o psdb somos um ministerio independente ao contrario de muitos batista apoia a dona rejane e a democracia e respeito o piaui os politicos pensao muito em somente em se reeleger votono candidatoque e evangelico da propria igreja a deputado as igrejas tem que ter seus proprios candidatos so assim podemos melhorar esta politica a paz de cristo pastor guilerme da igreja BATISTA Na graça de Deus-teresina-pi

    livio-pi em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    sou seminarista catolico aqui em campo-maior-pi observo onosso estado grande e cheio de crescimento aolongos dos anos muitos politicos passaram anos e esquercerao-do-social-do-povo-humilde-veio-lula e o pt e expandiu o luz,para,todos,expandiu a construção de casaspopulares e deu o aumento bom ao salario minimo-sei que opt tem pessoas oportunistas só que tem muita gente boa-voto nopt e sei que dentro da amada igreja catolica 70% ainda vota no pt- a paz de cristo -seminarista catolico-campo-maior-pi

    leonardo-barras-pil em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    moro no piaui na cidade de barras- sou seminarista da ordem catolica barnabitas 3 ano de filosofia- ando no piaui e estou de feriais-sei que os barnabitas ainda não estão no piaui-a igreja catolica ainda e a maior igreja do brasil-o portal e bom e o estado-mais catolico do brasil o piaui tem um governo que e petista e ligado um pouco aos catolicos e evangelicos no sul dobrasil a onde fica a ordem dos padre barnabitas ou e com a amada igreja ou não o proprio geraldo alkimin tucano tem apoio forte do clero catolico votono piaui e com certesa não votaria no pt acompanharia os pensamentos da hierarquia da igreja catolica- a paz de criso-seminarista da ordem barnabitas-BARRAS-PI

    benjamin-pi em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    A PAZ DE CRISTO NO SUL DO ESTADO DOPIAUI FALTA O DESENVOLVIMENTO O piaui e grande aprende na igreja catolica comm a ordem religiosa os redentoristas responsavelpela rede de tv aparecida que somente atraves da oração de estudos que o brasil cresce aqui no sul do estado na cidade de sao-feliz-pi percebo a diferençado estado ainda atrassado-sei que muitos e chamado e poucos escolhidos ha muitos que se aproveita do partidoao chegar no poder e assim tambem na vocação muitos seminarista pensa muito em se formar e deixa a igreja temos que pensar em evangelizar em Deus a politica tem e a maioria dos politicos pensam em somente se da bem- a paz de cristo seminarista da ordem dos redentoristas em sao-paulo- 4 ano são-feliz- do piaui-pi

    ildo-pi em 14 de fevereiro de 2018 às 11:02

    sou obreiro da igreja missionaria em barro-duro-pi nestas eleições muitos politicos postao foto em carnaval e projetos nada não votonulonem em branco isso somente ajuda os politicos atuais sei que a politica temos que analisar nas igrejas missionariais isso e normal só que no pulpito da igreja não fica politicos ficam os consagrados obedecemos o estatuto da igreja e a palavra de jesus cristo somente jesus cristo nao teve pecado e o dia todos passaram no tribunal de jesus cristo esta no livro do apocalipse arrependem de seus erros deixem a idolatria deixem as mentiras deixem a corrupção oapocalipse diz que existe o ceu e o inferno nestas eleições nao sei em quem votar bom somente Deus este sim e Bom- obreiro da igreja missionaria de barro duro-pi a paz de cristo

Notícias relacionadas
ENCONTRO
MARDEN E TERESA CALIBRAM OPOSIÇÃO PARA 2019
MARDEN E TERESA CALIBRAM OPOSIÇÃO PARA 2019
SOLENIDADE
O 17 PROIBIDO
O 17 PROIBIDO
PARLAMENTO
ALEPI TEVE IRMÃOS DEPUTADOS AO MESMO TEMPO
ALEPI TEVE IRMÃOS DEPUTADOS AO MESMO TEMPO
VOTAÇÃO
FARTO NA FARTURA
FARTO NA FARTURA