ISENÇÃO AO TERESINA SHOPPING REPERCUTIU, MAS ESTÁ AMPARADA NA LEI

Prefeito Firmino Filho (PSDB) foi criticado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Repercutiu ao longo da semana um decreto de março deste ano da Prefeitura de Teresina que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao Teresina Shopping, empreendimento do Grupo Claudino. Muita gente, principalmente nas redes sociais, questionou porque a prefeitura criou a taxa do lixo para a população enquanto dá isenção a um dos grupos empresariais mais ricos do Piauí e do Brasil.

A isenção foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMTED) e o deferimento ocorreu com base em uma lei municipal de incentivo e benefícios fiscais aprovada em 1997, ou seja, há 20 anos. Conforme e lei, o município de Teresina pode conceder benefícios as empresas que se instalarem na cidade com atividade produtiva e que geram empregos, desde que ampliem em pelo menos um terço o número de novas vagas.

O Grupo Claudino assegura que ampliou a estrutura física do Teresina Shopping e gerou novos empregos, fato que fez a empresa requerer a isenção com base na lei municipal. Na sexta-feira (7), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Aluísio Sampaio, disse que o retorno financeiro e os benefícios para o município com a presença das empresas geradoras de emprego são muito grandes, o que torna a isenção absolutamente justa.

Dudu criticou, mas fazia parte do Conselho (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

CONTRADIÇÃO
Um dos maiores críticos da isenção foi o vereador Dudu (PT). Por meio de uma rede social, o parlamentar oposicionista criticou duramente o benefício concedido pela prefeitura da capital ao Teresina Shopping. No entanto, o parlamentar fazia parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, como representante da Câmara, e votou a favor da isenção. A ata da reunião mostra a assinatura do vereador petista.

Comente aqui