Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
HÁ 33 ANOS, A NOTÍCIA ERA A MESMA

EM 1986, REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ TAMBÉM FALOU QUE A INSTITUIÇÃO PODERIA PARAR DE FUNCIONAR COM O CORTE DE RECURSOS

15/05/2019 22:56 - Atualizado em 15/05/2019 23:34

Jornal O Estado falava sobre crise na UFPI em 1986 (Foto: Acervo/PoliticaDinamica.com)

O Brasil inteiro foi marcado por protestos nesta quarta-feira (15) contra o corte, ou contingenciamento como afirma o governo federal, de 30% dos recursos destinados às universidades federais do país. Na semana passada, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Lopes, chegou a dizer que a instituição pode parar de funcionar em setembro, caso os cortes anunciados pelo Ministério da Educação aconteçam.

Há 33 anos, a declaração do então reitor da UFPI, Nathan Portella, foi praticamente a mesma. No dia 11 de julho de 1986, o jornal O Estado noticiava, em manchete de capa, que a UFPI poderia fechar as portas em setembro, exatamente pelo corte de 30% nos recursos anunciado pelo MEC. Na época, o reitor convocou políticos e sociedade para protestar.

"Podemos administrar pobreza, miséria e crise, mas ninguém terá capacidade de gerir o caos", declarou Nathan Portella ao anunciar que a UFPI poderia fechar. Naquele ano, a instituição de ensino enfrentava sérias dificuldades financeiras e tinha um déficit que, segundo o jornal O Estado, passava dos Cz$ 4 bilhões (quatro bilhões de cruzados).

O presidente da República naquele período era o maranhense José Sarney (PMDB).

Comentários (2)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    Carlos A M Lemos em 16 de maio de 2019 às 18:05

    Política Dinâmica comete erro ao replicar a informação de "corte, ou contingenciamento, de 30% dos recursos destinados às universidades federais do país". O contingenciamento é de 30% das despesas discricionárias, aquelas que não são obrigatórias, por lei. Corrige aí, meu irmão.

    carlindo Rodrigues de Araújo em 16 de maio de 2019 às 16:05

    É uma vergonha esses político safado só quere as coisas pra eles e os pobres passando fome que país esse meus amigos

Notícias relacionadas
O STF MANDA TRANCAR
O STF MANDA TRANCAR
ESCOLHEU A PERSPECTIVA DE PODER
ESCOLHEU A PERSPECTIVA DE PODER
NÃO É COMIGO NÃO
NÃO É COMIGO NÃO
ELES NÃO SABEM
ELES NÃO SABEM