Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
GOVERNO NÃO PROCUROU TRE-PI SOBRE AUMENTO DA COVID-19 NA CAMPANHA

PRESIDENTE DA CORTE ELEITORAL ALERTA QUE A INSTITUIÇÃO SÓ PODE AGIR SE FOR PROVOCADA, MAS ATÉ AGORA NINGUÉM FEZ ISSO

20/10/2020 13:12 - Atualizado em 20/10/2020 13:34

Gestão de Wellington não provocou o TRE-PI (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que vai decretar Lei Seca no Piauí nos fins de semana por conta do aumento dos casos da Covid-19 no estado. O principal motivo apontado para a elevação do contágio é a realização de eventos políticos com grandes aglomerações de norte a sul do Piauí. São carreatas, comícios, passeatas, entre outros.

Apesar disso, o Governo do Estado ainda não procurou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para tratar sobre novas medidas para conter o avanço da doença nesse momento da campanha eleitoral. Pelo menos foi o que afirmou ao portal Cidadeverde.com nesta terça-feira (20) o presidente do TRE-PI, desembargador José James Pereira.

Segundo ele, o Tribunal só pode agir se for provocado e até agora ninguém provocou. "Ainda não tivemos nenhuma manifestação. Nem do Governo do Estado, nem da Assembleia Legislativa e nem de prefeitos. Precisamos ter uma provocação para ser apreciada pelo colegiado", disse. 

Enquanto Wellington se diz preocupado com a elevação dos casos, as carreatas e demais aglomerações políticas “comem por conta” na capital e no interior do Piauí, inclusive de aliados dele. Porém, a crítica não vale apenas para o governador, mas também para outros agentes, como prefeitos e até deputados que "prestigiam" demasiadamente essas aglomerações.

É difícil fazer um cidadão imaginar que pode pegar Covid-19 em um bar no fim de semana e não pode pegar nas muvucas políticas que ocorrem livremente (e perigosamente) por todo o Estado. E a Justiça Eleitoral que deveria ter sido provocada pelo governo, não foi. Fica difícil entender.

Gustavo Almeida

Gustavo Almeida

Jornalista.

Comente!

ANTERIOR

AO POLÍTICA DINÂMICA, MINHA GRATIDÃO!

PRÓXIMA

WELLINGTON DIZ QUE SOLTURA DE PRESOS NA PANDEMIA FEZ AUMENTAR VIOLÊNCIA