Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM A ÁGUAS DE TERESINA

TRABALHADORES DA SUBCONCESSIONÁRIA RELATAM INTIMIDAÇÕES, EXPOSIÇÃO INDEVIDA A PRODUTOS QUÍMICOS E RETIRADA DE DIREITOS; DENÚNCIAS CONSTAM NO MPT

07/04/2019 20:36 - Atualizado em 08/04/2019 07:54

Insatisfação de trabalhadores gerou denúncias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e saneamento em Teresina em 2017, a empresa Águas de Teresina tem investido bastante para mostrar melhorias no setor. Mas nem tudo parece ser como mostra a propaganda. Trabalhadores de algumas Estações de Tratamento de Água (ETAs) denunciam que a subconcessionária tirou pagamentos de insalubridade, explora serviços de pessoas sem qualificação, expõe trabalhadores à riscos derivados de produtos químicos e, em alguns casos, superiores intimidam funcionários.

Pelos menos duas denúncias foram protocoladas no Ministério Público do Trabalho no final de março. As Notícias Fato estão registradas no MPT com os números 000331.2019.22.000/8 e 000332.2019.22.000/4. Nos dias 20 e 21, fiscais do Conselho Regional de Química (CRQ) estiveram na ETA da Zona Sul, também da Águas de Teresina, para verificar a situação.  

Numa das denúncias feitas ao MPT, os funcionários relatam que a empresa Águas de Teresina, denominação da Aegea Saneamento na capital do Piauí, tem negado direitos e que muitos trabalhadores enfrentam grave exposição a produtos químicos, como sulfato de alumínio e soda. Além disso, controlam bombas e painéis em situação que oferece risco.

Denúncias de trabalhadores foram feitas ao MPT (Foto: Reprodução/Site MPT)

Sob a condição de anonimato, trabalhadores das ETAs falaram com a reportagem do Política Dinâmica. Alguns deles eram comissionados da Agespisa e tiveram as carteiras assinadas quando a Águas de Teresina assumiu os serviços. Conforme um deles contou à reportagem, só deveria operar as estações quem possui capacitação adequada. No entanto, a empresa tem utilizado pessoas que não têm sequer o ensino médio.

Ele conta que, em algumas ocasiões, uma única pessoa sem a devida qualificação, já chegou a operar toda a ETA da Santa Maria da Codipi, na Zona Norte. Os funcionários também denunciam que o pagamento do adicional de insalubridade foi reduzido em mais de 60% se comparado ao que era pago nos tempos da Agespisa. Relatam ainda que no começo foi tudo uma maravilha, mas que as condições de trabalho foram se degradando. "Só queriam o nosso conhecimento para aquele início e usaram a gente", relata a fonte.

A mesma fonte disse ainda que auxiliares sequer recebem o adicional de insalubridade. No caso da ETA da Santa Maria da Codipi, os funcionários também reclamam que até os seguranças foram retirados e que o ambiente de trabalho é ruim. No início, eram três vigilantes fixos na estação e agora nenhum. Alguns trabalhadores contam que no entorno do local existem usuários de drogas e que a estação é vulnerável a ação de malfeitores.

Conselho Regional de Química fez vistorias nas estações (Foto: PoliticaDinamica.com)

INTIMIDAÇÃO POR PARTE DOS SUPERIORES
Como se não bastasse os problemas apontados, os funcionários ouvidos pela reportagem dizem que são vítimas constantes de intimidação para que não relatem nada. Uma das fontes ouvidas afirmou que a ida dos fiscais do CRQ causou muito incômodo entre os superiores e que eles acompanharam o fiscal para inibir relatos dos trabalhadores. "Eles avisam para a gente ter cuidado com o que vamos falar. Uma amiga até queria pedir o telefone do fiscal para comentar depois, mas eles estavam no pé o tempo todo", contou.

ALTERAÇÃO DE DADOS SOBRE A ÁGUA
Uma funcionária contou ao Política Dinâmica que alguns dados chegam a ser alterados em relatórios. Segundo ela, o nível máximo de turbidez da água permitido para os pontos de distribuição é de 5 NTUs, sigla que significa Unidade Nefelométrica de Turbidez. No entanto, ela conta que em alguns casos o nível na água distribuída é de 15 NTUs, mas que nos relatórios enviados para a central constam os índices exigidos.

Água bruta na estação de tratamento Sul (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

DENÚNCIAS JÁ FORAM DISTRIBUÍDAS
O Política Dinâmica entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho no Piauí para saber em que estágio estão as apurações das denúncias feitas pelos trabalhadores das estações de tratamento. O MPT confirmou que recebeu duas denúncias no dia 24 de março. Ambas foram protocoladas e distribuídas para a procuradora Maria Elena Rego.

A reportagem procurou o MPT no dia 28 de março. Na ocasião, o órgão informou que a procuradora Maria Elena Rego estava viajando para um congresso fora do estado e, por conta disso, as denúncias contra a empresa Águas de Teresina ainda estavam num estágio inicial. 

EMPRESA SE MANIFESTA E ABRE PORTAS
Procurada pelo Política Dinâmica, a empresa Águas de Teresina se manifestou por meio de nota e apresentou sua versão para cada um dos pontos denunciados ao MPT e ainda nas entrevistas concedidas por funcionários. No entanto, além da nota, a subconcessionária se colocou à disposição para abrir as portas de uma das estações de tratamento, a ETA Sul, para que a reportagem acompanhasse in loco as atividades e os procedimentos no local.

Procedimentos foram mostrados pela empresa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Para melhor oportunidade de esclarecimentos, a reportagem vai disponibilizar a nota e ainda informações obtidas durante a visita. Mesmo assim, cabe mencionar que um dia antes da equipe do Política Dinâmica ir até a ETA Sul, funcionários relataram que a notícia da ida da reportagem circulava com intensidade no interior da estação e que houve um esforço da direção para "preparar" o local. Durante a visita, poucos funcionários foram vistos.

A VISITA À EMPRESA
Na manhã da quarta-feira (3), uma equipe do Política Dinâmica, formada pelo jornalista Gustavo Almeida e pelo repórter fotográfico Jailson Soares, foi até a ETA Sul. Cada passo da reportagem foi acompanhado por cinco pessoas. Além de uma assessora de imprensa, a Águas de Teresina destacou André Castro, coordenador de produção; Cláudio Guilherme, gerente de operação; Alexandre de Oliveira, coordenador de eficiência; Thaís Miranda, gerente jurídica e Everton Mariano, do setor de segurança no trabalho.

O grupo levou a equipe até o laboratório, mostrou todas as dependências da estação, explicou procedimentos adotados e listou produtos químicos utilizados. Durante a visita, os representantes da empresa negaram as denúncias feitas pelos trabalhadores. Um dos primeiros locais visitados foi o laboratório onde são feitas análises de qualidade da água que é distribuída para a população da capital piauiense.

Grupo recebeu reportagem do PD (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

No local, eles rechaçaram as denúncias de alteração de informações sobre turbidez, mostraram equipamentos de última geração e afirmaram que órgãos externos como a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete), a Vigilância Sanitária e até mesmo o Ministério Público fazem inspeções constantes e nunca autuaram a empresa por qualquer irregularidade. A subconcessionária afirma que faz internamente 90 coletas diárias para análises, das quais são produzidos 17 parâmetros sobre qualidade da água.

Especificamente sobre turbidez da água, o grupo mostrou um turbilímetro, aparelho que, segundo eles, foi um dos dois primeiros do país e cuja tecnologia é a mais moderna que existe. Sobre a exposição de trabalhadores a produtos químicos, os representantes também negaram. Eles dizem que, após assumir os serviços em Teresina, a subconcessionária praticamente baniu qualquer contato dos trabalhadores diretamente com os produtos, sendo que o único contato que resta atualmente é com o sal usado na produção.

Sobre a retirada do adicional de insalubridade, a empresa confirmou. O argumento utilizado é que o valor foi retirado justamente porque não há mais condições insalubres desde que a Águas de Teresina assumiu os serviços. André Castro, coordenador de produção, disse que o produto mais perigoso era o gás cloro, tecnologia ultrapassada que, segundo eles, ainda era usada pela Agespisa. A Águas de Teresina baniu sua utilização assim que assumiu os serviços e, na visão da própria empresa, não existe mais risco nem aos trabalhadores e nem mesmo à comunidade, já que o vazamento do gás provocaria estragos.

Coordenador falou sobre denúncias (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Questionado pela reportagem sobre o porquê das constantes denúncias no Ministério Público do Trabalho e da insatisfação dos funcionários, um dos gerentes argumentou que isso se deve ao que ele classifica como "choque de cultura", já que os funcionários oriundos da Agespisa resistem à rotina da nova empresa. "Funcionário público tem resistência ao ritmo de trabalho de uma empresa privada. É uma mudança de cultura", falou.

Sobre os demais pontos, o Política Dinâmica disponibiliza, na íntegra, a nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Águas de Teresina. Leia a nota clicando AQUIpdf.

Comentários (19)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    yeezy boost 350 v2 em 20 de junho de 2019 às 06:06

    Thanks for your own work on this web site. Debby really likes setting aside time for internet research and it's simple to grasp why. Many of us know all concerning the dynamic medium you render informative techniques on the blog and therefore boost participation from others on that area of interest while our own simple princess is in fact learning so much. Have fun with the remaining portion of the year. You have been carrying out a dazzling job. yeezy boost 350 v2

    457F3C47-96BA-479F-926C-9F292B9DB1DA em 19 de junho de 2019 às 22:06

    I precisely wished to thank you very much once again. I'm not certain the things that I would have made to happen in the absence of these aspects revealed by you about such a field. Previously it was a real difficult crisis in my circumstances, nevertheless finding out the well-written style you managed it forced me to weep over delight. I'm just thankful for the advice as well as hope that you are aware of a great job you are doing teaching many others with the aid of your web page. Most probably you have never got to know all of us. 457F3C47-96BA-479F-926C-9F292B9DB1DA

    node%3F em 18 de junho de 2019 às 08:06

    I wanted to compose a small comment in order to thank you for these awesome ways you are giving out at this site. My considerable internet lookup has at the end of the day been honored with sensible concept to go over with my friends. I 'd assert that we website visitors actually are very lucky to exist in a very good network with so many marvellous individuals with helpful techniques. I feel very grateful to have discovered your web site and look forward to really more fabulous minutes reading here. Thanks again for everything. node%3F

    yeezy boost 350 em 07 de junho de 2019 às 01:06

    I would like to show appreciation to the writer just for bailing me out of this particular setting. After scouting throughout the world-wide-web and meeting methods which were not beneficial, I believed my entire life was done. Existing devoid of the answers to the difficulties you've solved all through your good write-up is a crucial case, and the ones which could have negatively affected my entire career if I hadn't discovered your web blog. Your good natural talent and kindness in maneuvering a lot of things was useful. I don't know what I would have done if I had not come across such a point like this. I can now look forward to my future. Thanks so much for the reliable and sensible guide. I will not think twice to recommend your blog post to any person who desires recommendations on this topic. yeezy boost 350

    yeezy boost em 02 de junho de 2019 às 17:06

    I want to show some appreciation to this writer for rescuing me from such a incident. Just after looking out through the search engines and seeing methods that were not helpful, I was thinking my entire life was done. Living devoid of the solutions to the difficulties you've resolved through your entire write-up is a crucial case, as well as ones that could have badly affected my career if I hadn't come across your web site. The understanding and kindness in touching every aspect was very helpful. I'm not sure what I would've done if I had not come upon such a solution like this. I can also at this point look forward to my future. Thanks very much for this specialized and result oriented help. I will not be reluctant to recommend your blog to anybody who will need guidance about this issue. yeezy boost

    hogan outlet online em 25 de maio de 2019 às 18:05

    I simply had to appreciate you yet again. I am not sure the things that I might have tried without the actual methods shared by you concerning that subject. It became a real frightening difficulty in my view, nevertheless viewing your well-written mode you dealt with that forced me to leap for joy. I'm just thankful for the help and even sincerely hope you comprehend what an amazing job you're putting in educating some other people using a site. I am sure you've never come across all of us. hogan outlet online

    yeezy boost em 25 de maio de 2019 às 09:05

    Thank you a lot for giving everyone an exceptionally remarkable possiblity to read from here. It is usually so enjoyable plus packed with amusement for me and my office fellow workers to search the blog really thrice weekly to read through the fresh secrets you have. Not to mention, I am also always fascinated for the fantastic tactics served by you. Certain 4 points on this page are truly the very best we have ever had. yeezy boost

    cat boots em 21 de maio de 2019 às 09:05

    I happen to be writing to let you be aware of of the awesome encounter my daughter had viewing yuor web blog. She mastered such a lot of details, with the inclusion of how it is like to possess an incredible giving nature to have many more easily grasp several hard to do subject matter. You truly surpassed our own desires. I appreciate you for supplying such practical, safe, informative and in addition unique thoughts on this topic to Lizeth. cat boots

    adidas yeezy boost em 06 de maio de 2019 às 22:05

    I just wanted to make a brief note in order to thank you for all of the splendid concepts you are placing on this site. My time consuming internet research has now been recognized with beneficial strategies to write about with my guests. I 'd assert that we site visitors are quite fortunate to live in a useful place with so many special professionals with interesting basics. I feel truly fortunate to have used the webpages and look forward to tons of more cool minutes reading here. Thank you once again for a lot of things. adidas yeezy boost

    mlb jerseys em 06 de maio de 2019 às 00:05

    I actually wanted to compose a brief word in order to thank you for those great techniques you are showing at this site. My prolonged internet look up has at the end of the day been paid with extremely good information to talk about with my partners. I 'd mention that we website visitors are quite fortunate to be in a great website with very many marvellous individuals with very helpful ideas. I feel truly happy to have come across the website page and look forward to so many more pleasurable minutes reading here. Thanks again for all the details. mlb jerseys

    golden goose shoes em 04 de maio de 2019 às 05:05

    My spouse and i were now thrilled that Jordan managed to carry out his studies out of the precious recommendations he discovered while using the weblog. It is now and again perplexing to simply continually be making a gift of instructions that a number of people might have been making money from. And now we figure out we need the website owner to be grateful to because of that. The type of explanations you made, the straightforward web site menu, the friendships you help foster - it's got many fabulous, and it's really aiding our son in addition to the family reason why this content is excellent, which is certainly extremely mandatory. Many thanks for the whole thing! golden goose shoes

    curry 4 em 02 de maio de 2019 às 13:05

    I simply had to thank you so much once again. I do not know the things I would have taken care of without the solutions shared by you directly on such theme. Previously it was the horrifying difficulty in my opinion, however , coming across your well-written mode you processed that forced me to cry for happiness. I'm happier for this guidance as well as have high hopes you find out what an amazing job you are always providing educating other individuals through your web page. I'm certain you haven't come across all of us. curry 4

    jordan shoes em 30 de abril de 2019 às 18:04

    My spouse and i felt now fortunate when Albert managed to conclude his inquiry from the ideas he gained out of the web page. It's not at all simplistic just to be freely giving guidelines that some people have been trying to sell. And we already know we've got you to give thanks to because of that. All the explanations you made, the straightforward blog navigation, the relationships you will make it possible to foster - it's got all fantastic, and it's really leading our son in addition to our family understand this idea is fun, and that's highly vital. Many thanks for all the pieces! jordan shoes

    jordan retro em 29 de abril de 2019 às 00:04

    I must express some thanks to this writer for bailing me out of such a incident. Right after searching throughout the the net and meeting recommendations which are not beneficial, I assumed my life was gone. Existing without the presence of answers to the issues you've solved all through your entire guideline is a crucial case, as well as ones that would have in a wrong way affected my career if I had not discovered your website. Your primary knowledge and kindness in controlling all the stuff was valuable. I don't know what I would've done if I hadn't come upon such a point like this. I am able to at this time look ahead to my future. Thanks for your time so much for this specialized and result oriented guide. I won't think twice to refer your site to any individual who would like recommendations about this area. jordan retro

    yeezy shoes em 28 de abril de 2019 às 10:04

    I am glad for writing to make you know of the remarkable discovery my friend's child obtained using your web site. She mastered numerous details, which include what it is like to have a wonderful teaching heart to make many others completely comprehend a number of complex subject areas. You truly exceeded my desires. Thank you for delivering those good, healthy, explanatory and as well as cool tips about the topic to Kate. yeezy shoes

    off white em 27 de abril de 2019 às 09:04

    Thanks so much for providing individuals with a very marvellous possiblity to read articles and blog posts from here. It is always so nice plus packed with a great time for me personally and my office friends to visit your blog at the least 3 times every week to see the newest things you will have. Not to mention, I'm so certainly satisfied with your mind-blowing information you give. Certain two points in this post are unequivocally the most efficient we have ever had. off white [url=http://www.offwhiteclothing.us.com]off white[/url]

    Edson em 11 de abril de 2019 às 11:04

    A respeito dos funcionários ter dificuldade de um novo regime.posso até concordar em partes dessa nova administração. Realmente a funcionário que já estar acostumado só fazer as coisas nos imporroes. E não aceita mudança s

    Edson em 11 de abril de 2019 às 11:04

    A respeito dos funcionários ter dificuldade de um novo regime.posso até concordar em partes dessa nova administração. Realmente a funcionário que já estar acostumado só fazer as coisas nos imporroes. E não aceita mudança s

    Décio em 08 de abril de 2019 às 09:04

    não existe essa de mudança de cultura de funcionário publico para o setor privado, na realidade é exploração de serviço escravo desses empregados com desvio de função. foi totalmente descartada a qualificação de técnicos para exercerem a função de operador de eta, sendo utilizado qualquer pessoa sem as devidas qualificações ou conhecimento técnico, ou seja técnicos em saneamento.

Notícias relacionadas
158 OBRAS
158 OBRAS
2ª PARCELA DO FINISA VAI PAGAR MEDIÇÕES ANTIGAS
2ª PARCELA DO FINISA VAI PAGAR MEDIÇÕES ANTIGAS
“MUITO FELIZ COM A VOLTA DO JOÃO VICENTE”
“MUITO FELIZ COM A VOLTA DO JOÃO VICENTE”
TERERÊ É VERDE
TERERÊ É VERDE