FORÇA TAREFA NORDESTE

Durante a reunião de secretários de Segurança que aconteceu ontem (05), em Teresina, foi levantada proposta de criação de uma força tarefa integrada e permanente de todos os estados do Nordeste. A ideia é que cada estado entre com uma parcela de contribuição de efetivo, de forma a um estado ajudar o outro. A princípio, a meta é o combate direto a assaltos a bancoS, carros forte e tráfico de entorpecentes. Segundo Fábio Abreu, no Piauí a Força Tarefa atuaria principalmente em Teresina e Parnaíba. 

Segundo a proposta, cada estado entraria com cinco equipes da Polícia Militar, cada equipe com uma viatura e 15 policiais militares e duas equipes da Polícia Civil, cada uma com uma viatura e seis policiais civis. Desta forma, haveria um revezamento desta força tarefa nos estados, composta por 40 equipes da Polícia Militar, com 40 viaturas e 120 policias e 16 equipes da Polícia Civil, composta de 16 viaturas e 48 policiais.   

Segundo o secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, todos os secretários concordaram com a criação da Força Tarefa. “Agora é apresentar ao governador essa questão da Força Tarefa Nordeste em que cada estado coopera com profissionais e esses profissionais vão agir nesses estados em forma de rodízio. Lógico que solicitei ao Piauí em primeiro para que a gente faça também uma avaliação para os demais estados”. ressalta.

Na reunião de secretários de Segurança também foi tratada a necessidade de financiamento por parte da União da Segurança Pública, proposta que será encaminhado à presidência da República, e a incorporação pelos outros estados no uso do aplicativo que o Piauí desenvolveu de monitoramento e combate ao crime organizado. “Todos os Secretários, tanto de Justiça quanto de Segurança, entenderam que é importante e assim vão adquirir esse sistema nosso”, afirma Fábio Abreu, lembrando que o sistema já é utilizado no Piauí desde o ano passado. 



Comente aqui