Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
FLÁVIO NOGUEIRA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SUS

PARLAMENTAR CHAMOU ATENÇÃO PARA A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE QUE PERMITE ATENDIMENTO UNIVERSAL NO PAÍS

22/05/2020 09:44 - Atualizado em 22/05/2020 10:03

Flávio durante sessão remota da Câmara Federal (Foto: Nallyne Soares/Assessoria)

Em sessão remota da Câmara Federal na noite desta quinta-feira (21), o deputado Flávio Nogueira (PDT) ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) diante a pandemia da Covid-19. Para o parlamentar piauiense, é preciso valorizar esse sistema gratuito e enaltecer os avanços que vieram com a universalização da saúde.

"O que seria daqueles que não têm condição, dos que moram na periferia, se não existisse esse sistema que atende a todos indistintamente, e com segurança? Embora, às vezes, os hospitais e unidades de saúde estejam lotados, há disponibilização de tratamento. Temos que reconhecer sua eficiência, que se tornou ainda mais visível neste momento angustiante pelo qual passamos", destacou Nogueira.

De acordo com o deputado, dos países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único com sistema universal de saúde, que realiza desde atendimentos primários até procedimentos de alta complexidade. Possui, também, programas de vacinação, acompanhamento e tratamento de doenças crônicas e distribuição de medicamentos.

"Sabemos que esse sistema é uma cópia, podemos assim dizer, do Reino Unido. Contudo, se compararmos a dimensão continental e o contingente populacional brasileiro, somos únicos. É uma gigantesca rede de saúde com atuação em todo o território, oferecendo assistência gratuita a qualquer pessoa, com eficiência e presteza. Temos que valorizar o SUS”, declarou.

Nogueira destacou que esta é a oportunidade de refletir sobre a importância do Estado em coordenar a saúde, em trabalhar pela sua melhoria e fortalecimento, não deixando que esta seja privatizada no país. “Vamos todos unidos, deputados e senadores, para mantermos o Estado com saúde e educação”, finalizou.

Notícias relacionadas
REGINA, BOLSONARO E A CONTAGEM DOS MORTOS
REGINA, BOLSONARO E A CONTAGEM DOS MORTOS
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO