FIRMINO FILHO PERDE NA CÂMARA

Disputa na Câmara acaba com calmaria (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O prefeito Firmino Filho (PSDB), pego de surpresa pela maioria dos seus vereadores aliados que votaram a favor da antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Teresina, tenta, de Barcelona na Espanha, impedir que o pleito aconteça. Ele faz pressão para que os vereadores da base não compareçam à sessão desta quinta-feira (16).

No entanto, alguns avaliam que mesmo conseguindo barrar a intenção de Jeová Alencar (PSDB) se reeleger com um ano de antecedência para o biênio 2019/2010, o prefeito sairá da queda de braço com um saldo negativo. Isso porque, nos bastidores, acredita-se que Jeová consegue o apoio de pelo menos 13 vereadores. Ele precisa de 15 para se reeleger.

Atualmente, a base possui 25 parlamentares e Firmino nada em “mar tranquilo” na Câmara. Com a divisão entre os pró-Jeová e os pró-Firmino na disputa pelo comando da Casa, a base ficaria fragilizada. Além disso, vale lembrar que o atual presidente, mesmo que não tenha êxito na tentativa de se reeleger, ainda tem um ano de mandato pela frente, situação que pode preocupar quem desistir de apoiar sua reeleição.

Vereadores da base são pressionados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PRESSÃO DE TODO LADO; ATÉ DE SENADOR
Se o feriado da Proclamação da República foi de sossego para os trabalhadores, o mesmo não se pode dizer com os vereadores da capital. Os parlamentares relatam que as ligações e mensagens de texto do prefeito foram constantes. Até o senador Ciro Nogueira (Progressistas), aliado de Firmino, entrou em contato com vereador na tentativa ajudar o prefeito a contornar a situação e impedir que a votação ocorra nesta quinta (16).

Os pedidos são para que os vereadores não compareçam à sessão e assim não tenha quórum suficiente para a votação. Na terça-feira, 24 parlamentares votaram a favor da antecipação do pleito e demonstraram apoio à Jeová. Luiz Lobão (PMDB) não estava na sessão. A líder do prefeito Graça Amorim (PMB) e os vereadores Edson Melo (PSDB) e R. Silva (PP) votaram contra. Os três foram excluídos da articulação que tem o apoio inclusive da oposição à Firmino.

Comente aqui