FIRMINO ENTRA EM CAMPO PARA ABORTAR MANOBRA NA CÂMARA

Da Espanha, prefeito pressiona sua base (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O prefeito Firmino Filho (PSDB) não gostou nem um pouco do “balão” que levou dos vereadores na Câmara de Teresina e exige que a manobra seja desfeita. Na sessão da terça-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República, os parlamentares municipais aprovaram, por 24 votos a 3, a antecipação da eleição da mesa diretora da Casa para amanhã, quinta-feira (16).

Com a atitude, apoiada inclusive pela oposição, o atual presidente Jeová Alencar (PSDB) deve encabeçar uma chapa de reeleição e pode ganhar um novo mandato para o segundo biênio um ano antes do atual mandato chegar ao fim. Apenas os vereadores Edson Melo (PSDB), a líder do prefeito Graça Amorim (PMB) e o Sargento R. Silva (PP) votaram contra. Eles foram excluídos das articulações que levaram à aprovação da mudança.

De Barcelona na Espanha, para onde viajou esta semana, Firmino Filho mandou mensagem para os vereadores da base exigindo que eles abortem a operação. O tucano não gostou nada da “jogada de mestre” articulada na Câmara Municipal sem o conhecimento dele. Conforme apurou esta Coluna, Firmino ficou irritado com a situação, que praticamente tira o poder dele de influenciar na escolha do próximo presidente do Poder Legislativo Municipal.

Firmino (à esquerda) foi pego de surpresa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Entre alguns vereadores da base, o clima é de tensão. Uns prometem ficar juntos de Jeová e não abrem, mas há quem desconfie de outros que, ao sentirem a pressão do Palácio da Cidade, podem recuar. Pouco depois da aprovação da mudança na terça-feira, Jeová e a maioria dos vereadores que apoiaram a antecipação da eleição almoçaram juntos para definir a chapa que, pelo menos até agora, deve ir para eleição amanhã.

Comente aqui