ESCOLHEU A PERSPECTIVA DE PODER

Átila foi expulso do PSB e acertou com o PP (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao anunciar filiação ao Progressistas, Átila seguiu uma lógica que tem sido muito comum na política do Piauí: a opção pela perspectiva de poder. Não é segredo para ninguém que Ciro Nogueira quer ser candidato a governador em 2022 e trabalha com esse foco dia e noite. Justamente por isso o Progressistas vem crescendo no Estado a todo vapor.

Esse fenômeno é muito comum por aqui. Toda vez que uma grande liderança desponta com perspectivas de poder, vários políticos vão para o seu redor. Foi assim com o PTB, quando João Vicente Claudino era visto como nome forte para o Governo do Estado, e da mesma forma com o PSB de Wilson Martins, que em 2010 chegou ao Karnak.

O que existe em comum nesses crescimentos vertiginosos é sempre a queda depois de algum tempo. Quando o partido deixa de ser a bola da vez, seja por terminar um governo ao qual chegou ou por não corresponder a perspectiva de conquistá-lo, começa o processo de esvaziamento. O poderoso Progressistas de hoje é o PTB e o PSB de ontem.

MAIS UM NA CONTA

Com a filiação ao Progressistas, Átila chega ao seu sétimo partido na carreira política. Ele já passou por MDB, Arena, PDS, PFL, PSDB e PSB. Foi somente a partir do PFL que despontou na cena política. Átila, juntamente com mais dois deputados, são recordistas de mandatos atualmente em exercício na Câmara. Em 2018, venceram a oitava eleição.

Progressistas, o partido de Ciro, acerta filiação de Átila (Foto: Divulgação/Assessoria Ciro)

AGORA É GOVERNISTA

Se tem coisa que Átila não gosta é de ficar na oposição. Ao anunciar filiação ao Progressistas, ele agora passa a ser da base aliada do governador Wellington Dias (PT). O partido de Ciro Nogueira, que possui a maior quantidade de políticos enrolados na Lava Jato, foi um dos principais aliados de Wellington na reeleição do petista em 2018.

MUDOU DE IDEIA

Com a ida para o Progressistas, Átila descartou o Democratas. Em várias entrevistas, antes mesmo de ser expulso do PSB, ele havia declarado que seu destino mais provável era o DEM. Depois de algumas reuniões com Ciro Nogueira, mudou totalmente de ideia.

MAIOR BANCADA

Com a filiação de Átila, o Progressistas passa a ter a maior bancada de deputados federais do Piauí. Agora são três parlamentares. Antes, o partido dividia essa liderança com o PT, que tem dois deputados federais. No Progressistas, Átila se junta a Margarete Coelho e Iracema Portella. O PSB, por sua vez, fica sem nenhum parlamentar federal no Estado.

Elmano assinou mais uma vez a CPI da Lava Toga (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

VEÍN QUER A LAVA TOGA

O senador Elmano Férrer (Podemos) assinou o terceiro requerimento que tenta criar no Senado Federal a CPI da Lava Toga. Ele foi o 27º senador a se colocar favorável ao pedido. Segundo o site O Antagonista, Elmano já começou a ser pressionado pela “turma do acordão”, grupo que luta de forma voraz para impedir a criação da CPI.

VEÍN QUER A LAVA TOGA 2

Essa não é a primeira vez que o Veín assina requerimento para criar a polêmica CPI. Em março, ele já havia assinado um primeiro requerimento que tentou instalar a Lava Toga. Ao assinar desta vez, Elmano reforça a coragem, já que a pressão de setores do governo contra a CPI é muito maior. Ele é um dos vice-líderes do governo no Senado.

NÃO É COMIGO

O governador Wellington Dias (PT) se esquivou como pôde de falar sobre o banco Brasil Plural, onde o Estado do Piauí vai pegar mais de R$ 2 bilhões emprestados. Questionado sobre as dúvidas em relação à capacidade financeira do banco e sobre as citações da instituição na Lava Jato, Wellington disse que quem controla banco é o Banco Central.

Garoto de 12 anos critica falta de transporte escolar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

TRANSPORTE ESCOLAR

Repercutiu bastante nas redes sociais um vídeo de um menino reclamando da falta de transporte escolar no município de Inhuma. Na gravação, o garoto caminha para a escola debaixo de sol forte e critica o prefeito pelo descaso. Situação vergonhosa, mas que não é exclusividade de Inhuma. Em Bonfim do Piauí, na região de São Raimundo Nonato, o transporte do Governo do Estado não funcionou em 2019.

Comente aqui