ENGANO RÁPIDO

Adutora de engate rápido em São Raimundo Nonato, no semiárido do Piauí

A população de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, reclama constantemente do péssimo funcionamento de uma adutora de engate rápido, inaugurada no município em julho do ano passado. A obra custou R$ 15 milhões e era anunciada como solução para os problemas de abastecimento na cidade, serviço historicamente precário e alvo de reclamações. Além disso, outros municípios da região também seriam beneficiados.

Na inauguração, políticos como o governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira, o hoje senador Marcelo Castro, a prefeita da cidade Carmelita Castro, a então vice-governadora e hoje deputada federal Margarete Coelho e o deputado estadual Hélio Isaías festejaram a entrega da obra. No entanto, os problemas de abastecimento nunca foram resolvidos.

Mesmo após a inauguração da adutora apresentada como redenção dos problemas, a população de alguns bairros passa dias sem água nas torneiras. Nas rádios locais, moradores denunciam que a tal adutora não funciona. Alguns relatam que falta água até mesmo onde não faltava antes, já que o abastecimento era feito por uma adutora mais antiga.

Como o próprio nome sugere, adutoras de engate rápido são feitas com equipamentos de infraestrutura hidráulica instalados em superfície, sem ser subterrâneo. O tubos são interligados em questão de poucas semanas (a depender da extensão) e conduzem água até longas, médias e curtas distâncias pré-determinadas na fase de projeto.

Em São Raimundo Nonato, a tão prometida adutora de engate rápido já tem ganhado outro nome. Por lá, muita gente decepcionada prefere chamar de "adutora do engano rápido".

Comente aqui