Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
EM 2004, PADRE FOI ELEITO PREFEITO AOS 85 ANOS NO PIAUÍ

POLÍTICO PIAUIENSE ERA APENAS UM ANO MAIS NOVO DO QUE O CANDIDATO MAIS VELHO ELEITO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DAQUELE ANO NO BRASIL

18/03/2020 11:00 - Atualizado em 18/03/2020 11:10

Nas eleições municipais de 2004, o Piauí elegeu um dos prefeitos mais velhos do Brasil. No município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, o padre Manuel Lira Parente, do antigo PFL, venceu a disputa pela prefeitura. Na época, Padre Lira foi o prefeito eleito mais velho do Piauí, aos 85 anos. Venceu com ampla maioria, com quase 60% dos votos válidos.

Naquele ano, o prefeito eleito mais velho do Brasil foi Susumo Itimura, da cidade de Uraí, no Paraná. Filiado ao PSDB, o milionário Itimura tinha 86 anos, apenas um a mais que Padre Lira.

Eleição de Lira foi destaque em jornais (Foto: PoliticaDinamica/Reprodução/Arquivo Público)

DESFECHOS DIFERENTES

Ambos eleitos em 2004, Padre Lira e Susumo Itimura tiveram desfechos diferentes em seus mandatos. Com problemas de saúde, Lira se afastou da administração em Dom Inocêncio dois anos e meio depois, dando lugar ao vice-prefeito. Na época da renúncia, ele tinha 87 anos. Morreu em 2015, aos 96 anos, deixando um extenso legado no semiárido piauiense.

Já Itimura terminou o mandato aos 90 anos e com essa idade disputou a reeleição em 2008, sendo reeleito pela segunda vez o prefeito mais velho do Brasil. Acabou não concluindo o novo mandato, pois foi cassado e deixou a prefeitura aos 93 anos. Morreu meses depois da cassação.

ACIMA DOS 80 NA POLÍTICA

Prefeitos eleitos acima de 80 anos não são comuns, mas também não são raridades. Em 2012, o prefeito eleito mais velho do Brasil tinha 89 anos e era de Aguaí, no interior de São Paulo.

Já nas últimas eleições municipais de 2016, o prefeito mais velho a ser eleito foi Josibias Cavalcante, do município de Catende, em Pernambuco. Ele ganhou a eleição aos 88 anos.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
VEREADORES DIZEM QUE VÃO SEGUIR O PARTIDO
VEREADORES DIZEM QUE VÃO SEGUIR O PARTIDO
EVALDO DIZ QUE NÃO TINHA COMO CRESCER NA BASE DE FIRMINO
EVALDO DIZ QUE NÃO TINHA COMO CRESCER NA BASE DE FIRMINO
FLÁVIO NOGUEIRA DESTACA PROJETOS PARA FORTALECER COMBATE À COVID-19
FLÁVIO NOGUEIRA DESTACA PROJETOS PARA FORTALECER COMBATE À COVID-19
OPOSIÇÃO VAI PEDIR ADIAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
OPOSIÇÃO VAI PEDIR ADIAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA