Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
EM 2004, PADRE FOI ELEITO PREFEITO AOS 85 ANOS NO PIAUÍ

POLÍTICO PIAUIENSE ERA APENAS UM ANO MAIS NOVO DO QUE O CANDIDATO MAIS VELHO ELEITO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DAQUELE ANO NO BRASIL

18/03/2020 11:00 - Atualizado em 18/03/2020 11:10

Nas eleições municipais de 2004, o Piauí elegeu um dos prefeitos mais velhos do Brasil. No município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, o padre Manuel Lira Parente, do antigo PFL, venceu a disputa pela prefeitura. Na época, Padre Lira foi o prefeito eleito mais velho do Piauí, aos 85 anos. Venceu com ampla maioria, com quase 60% dos votos válidos.

Naquele ano, o prefeito eleito mais velho do Brasil foi Susumo Itimura, da cidade de Uraí, no Paraná. Filiado ao PSDB, o milionário Itimura tinha 86 anos, apenas um a mais que Padre Lira.

Eleição de Lira foi destaque em jornais (Foto: PoliticaDinamica/Reprodução/Arquivo Público)

DESFECHOS DIFERENTES

Ambos eleitos em 2004, Padre Lira e Susumo Itimura tiveram desfechos diferentes em seus mandatos. Com problemas de saúde, Lira se afastou da administração em Dom Inocêncio dois anos e meio depois, dando lugar ao vice-prefeito. Na época da renúncia, ele tinha 87 anos. Morreu em 2015, aos 96 anos, deixando um extenso legado no semiárido piauiense.

Já Itimura terminou o mandato aos 90 anos e com essa idade disputou a reeleição em 2008, sendo reeleito pela segunda vez o prefeito mais velho do Brasil. Acabou não concluindo o novo mandato, pois foi cassado e deixou a prefeitura aos 93 anos. Morreu meses depois da cassação.

ACIMA DOS 80 NA POLÍTICA

Prefeitos eleitos acima de 80 anos não são comuns, mas também não são raridades. Em 2012, o prefeito eleito mais velho do Brasil tinha 89 anos e era de Aguaí, no interior de São Paulo.

Já nas últimas eleições municipais de 2016, o prefeito mais velho a ser eleito foi Josibias Cavalcante, do município de Catende, em Pernambuco. Ele ganhou a eleição aos 88 anos.

Notícias relacionadas
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR