EM 2004, PADRE FOI ELEITO PREFEITO AOS 85 ANOS NO PIAUÍ

Nas eleições municipais de 2004, o Piauí elegeu um dos prefeitos mais velhos do Brasil. No município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina, o padre Manuel Lira Parente, do antigo PFL, venceu a disputa pela prefeitura. Na época, Padre Lira foi o prefeito eleito mais velho do Piauí, aos 85 anos. Venceu com ampla maioria, com quase 60% dos votos válidos.

Naquele ano, o prefeito eleito mais velho do Brasil foi Susumo Itimura, da cidade de Uraí, no Paraná. Filiado ao PSDB, o milionário Itimura tinha 86 anos, apenas um a mais que Padre Lira.

Eleição de Lira foi destaque em jornais (Foto: PoliticaDinamica/Reprodução/Arquivo Público)

DESFECHOS DIFERENTES

Ambos eleitos em 2004, Padre Lira e Susumo Itimura tiveram desfechos diferentes em seus mandatos. Com problemas de saúde, Lira se afastou da administração em Dom Inocêncio dois anos e meio depois, dando lugar ao vice-prefeito. Na época da renúncia, ele tinha 87 anos. Morreu em 2015, aos 96 anos, deixando um extenso legado no semiárido piauiense.

Já Itimura terminou o mandato aos 90 anos e com essa idade disputou a reeleição em 2008, sendo reeleito pela segunda vez o prefeito mais velho do Brasil. Acabou não concluindo o novo mandato, pois foi cassado e deixou a prefeitura aos 93 anos. Morreu meses depois da cassação.

ACIMA DOS 80 NA POLÍTICA

Prefeitos eleitos acima de 80 anos não são comuns, mas também não são raridades. Em 2012, o prefeito eleito mais velho do Brasil tinha 89 anos e era de Aguaí, no interior de São Paulo.

Já nas últimas eleições municipais de 2016, o prefeito mais velho a ser eleito foi Josibias Cavalcante, do município de Catende, em Pernambuco. Ele ganhou a eleição aos 88 anos.

Comente aqui