ELES NÃO SABEM

Para alguns deputados, banco é desconhecido (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Alguns deputados estaduais da base governista ouvidos ontem, quarta-feira (11), pelo Política Dinâmica, admitiram que nunca ouviram falar no banco Brasil Plural, onde o Governo do Piauí pretende pedir quase R$ 2 bilhões emprestados. Chama atenção o fato deles não saberem e ao mesmo tempo fazerem fervorosa defesa do empréstimo.

Os deputados repetem o mesmo discurso que têm feito a cada pedido de empréstimo que o governador Wellington Dias manda para Assembleia. Dizem que vão votar a favor porque querem o bem do Piauí e que nenhum parlamentar estadual deve trabalhar contra o Estado. 

É bom saber que eles querem o bem do Piauí, mas nem por isso precisam defender tudo que Wellington manda sem ao menos pesquisar o assunto. Entre os deputados da base governista é notória essa inversão de ordem das coisas. Antes mesmo de saberem do que trata uma determinada matéria, eles já defendem com unhas e dentes. 

Dão entrevistas sem estarem minimamente informados, mas, acima de tudo, defendem “a importância daquilo que ainda não conhecem”. Primeiro, para mostrarem serviço ao chefe, fazem a defesa fervorosa diante de câmeras, gravadores e microfones. Apenas depois se debruçam sobre os detalhes da matéria que estão a defender.

Gustavo Neiva questiona banco escolhido (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

NA LAVA JATO

O deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), líder da oposição, parece ter sido único que teve o trabalho de pesquisar um pouquinho sobre o tal banco. De cara, encontrou que ele está bichado na Lava Jato e que, ao contrário de todos os bancos do país, sofreu perdas financeiras nos últimos anos. Verificou ainda que o banco não possui nenhuma agência aberta ao público. Segundo ele, é um banco somente de escritório.

NA LAVA JATO 2

O doleiro Lúcio Funaro, delator da Lava Jato, mencionou em seus depoimentos o banco Brasil Plural. Gustavo Neiva quer saber como o governador Wellington Dias chegou à conclusão de que o ideal é pedir dinheiro ao emprestado ao Brasil Plural. "Como um banco que vive tendo prejuízos pode oferecer taxas de juros menores do que bancos oficiais, do que bancos maiores que possuem patrimônio muito maior?", questiona.

A sede da APPM, na Zona Sul de Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

REFORMA NA APPM

A sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) deverá passar por uma reforma em breve. O assunto foi discutido esta semana durante reunião do Conselho Diretor e Fiscal da entidade. Fundada em 1979 por Joaquim Mamede Lima, então prefeito de Campo Maior, a APPM já teve sede em outros três endereços na capital.

REFORMA NA APPM 2

Antes de passar a funcionar no prédio próprio na avenida Pedro Freitas, no Centro Administrativo, na Zona Sul, a APPM funcionou durante 10 anos na rua Paissandu, no Centro; oito anos na rua 24 de janeiro, também no Centro e quatro anos na avenida Frei Serafim. Desde 2001, a entidade funciona no atual prédio que será reformado.

Elmano e Marcelo durante audiência com o ministro (Foto: Divulgação/Assessoria Marcelo)

DUPLICAÇÃO DAS BRs

Os senadores Marcelo Castro (MDB) e Elmano Férrer (Podemos) tiveram audiência ontem, quarta-feira (11), com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas. A pauta foi a ampliação da duplicação das saídas de Teresina. O objetivo é que as duplicações das BRs 343 e 316 sejam estendidas até as cidades de Altos e Demerval Lobão, respectivamente. A duplicação que está sendo feita pelo Governo do Piauí só deve se estender por oito quilômetros.

DUPLICAÇÃO DAS BRs 2

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) não compareceu à audiência, mas justificou e foi representado pelos colegas. A reunião com Tarcísio Freitas foi considerada positiva pelo senador Marcelo Castro, o homem do asfalto. "Tivemos uma boa audiência com o ministro Tarcísio. A BR-343 vai ser licitada agora com o projeto para fazer a duplicação até Altos e a BR-316 para duplicar a rodovia até Demerval Lobão", informou Castro após a audiência.

Comente aqui