ELEIÇÃO DE MARINA AFIRMA LIDERANÇA DE MARCOS VINÍCIUS

Marina será uma das quatro mulheres do Piauí na Câmara (Foto: Reprodução/Facebook)

A relação dos eleitos para deputado federal no Piauí não teve surpresas, sobretudo se levadas em conta as pesquisas de intenção de voto. Quem entende minimamente de política já previa que os 10 eleitos sairiam do bloco dos 14 nomes que figuravam com mais destaque nas pesquisas, todos com reais chances de serem eleitos. E assim realmente aconteceu.

No entanto, um desses nome chamou mais atenção: o da médica Marina Santos (PTC). Mulher do ex-prefeito de Novo Oriente, Marcos Vinícius Dias (PTC), ela entrou na disputa em julho e até então era um nome desconhecido do eleitorado. Marina substituiu o marido na corrida pela Câmara Federal, já que ele enfrentava dificuldades para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. A pré-campanha de Marcos Vinícius estava a todo vapor desde 2017.

É justamente o protagonismo de Marcos que chama atenção na sucesso de Marina. Ele foi prefeito do pacato município de Novo Oriente do Piauí por dois mandatos, o último finalizado em 2016. Conforme o IBGE, o município possui apenas 6.498 habitantes e, apesar disso, Marcos Vinícius conseguiu ganhar visibilidade e mostrar potencial de articulação e liderança. O então prefeito do pequeno Novo Oriente elegeu o sucessor e foi decisivo na vitória da mãe, Ceiça Dias, para a prefeitura de Valença do Piauí, uma das principais cidades do estado.

Marcos Vinícius com a mulher eleita deputada federal e a mãe, Ceiça Dias, prefeita de Valença do Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)

Mas a atuação dele em 2016 não se resumiu apenas à vitórias eleitorais no interior do Piauí. Em Teresina, é apontado como principal responsável pela eleição do vereador Gustavo Gaioso (PTC), eleito com 4.362 votos. O próprio vereador admite a importância central de Marcos Vinícius para sua vitória na capital. Dentro do PTC, o ex-prefeito de Novo Oriente é tido como um grande estrategista político, responsável pelo crescimento da sigla nos últimos anos.

A eleição da esposa Marina com mais de 70 mil votos para deputada federal consolida a força política de Marcos Vinícius. Depois de ter sido decisivo na eleição de dois prefeitos do interior em 2016, de um vereador da capital, ele coloca a mulher na Câmara Federal. Nepotismo político a parte, se revela a habilidade eleitoral do ex-prefeito. Não é comum um político de uma cidade pequena do interior, sem parentesco ou ligação com figurões da política estadual, ascender eleitoralmente como ele tem conseguido até aqui com apenas 36 anos.

Vale lembrar que quando o próprio Marcos era pré-candidato a deputado federal, muitos não acreditavam que ele conseguisse se eleger e, após substituir a candidatura colocando a mulher, a crença diminuiu ainda mais. No entanto, ele assegurou o apoio das bases eleitorais que conseguiu em todas as regiões do Piauí e mostrou capacidade de transferência de votos. O ex-prefeito foi posteriormente absolvido no TRE-PI das acusações que o fizeram desistir da candidatura a deputado federal e que o levaram a colocar a mulher na disputa.

Marina substituiu Marcos na disputa pela Câmara e foi eleita com mais de 70 mil votos no Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)

Se dizendo perseguido por poderosos que não se conformam com a ascensão de um jovem político do interior, ele ainda se lançou numa candidatura desacreditada ao Senado e obteve 72.446 votos, ficando na sétima colocação. No entanto, o foco principal era a eleição de Marina, objetivo que foi alcançado. O PTC, que não atingiu o número de votos suficientes no país para superar a cláusula de barreira, elegeu dois deputados federais no Brasil e um deles é Marina Santos. No Piauí, quatro mulheres foram eleitas deputadas federais.

Comente aqui