W. DIAS NÃO LEMBRA QUAL O VALOR DO ICMS NO PI

Petista reuniu toda a equipe no Karnak (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador Wellington Dias (PT) reuniu sua equipe no Palácio de Karnak, nesta terça-feira (29), para fazer uma balanço dos efeitos da greve dos caminhoneiros e definir ações para acelerar a normalização dos serviços no Piauí. Ao ser questionado sobre o valor da alíquota do ICMS sobre a gasolina no Estado, que segundo o Sindipetro chega a 31%, ele negou que o dado seja verdadeiro. No entanto, não soube dizer qual o valor cobrado atualmente.

"Primeiro que esse dado não é verdade. Eu entendo toda uma busca de aproveitamento político [da situação]. Eu lamento, mas quero seguir centrado naquilo que é essencial: trabalhar para proteger o interesse maior da população", falou.

Perguntando, então, qual é a alíquota do ICMS cobrada pelo seu governo, W. Dias disse que não se lembrava. "Eu não tenho aqui de cabeça todas as alíquotas, tá certo? Eu sei que, por exemplo, do óleo diesel, nós não tratamos de novos aumentos quando tivemos a equalização dos reajustes dos combustíveis. Não teve para o óleo diesel", explicou sem citar a gasolina.

Reunião fez balanço dos efeitos da greve (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Em novembro de 2017, o governo estadual propôs aumento da cobrança do ICMS sobre o preço da gasolina. Com a aprovação de 19 deputados da base aliada, a proposta de Wellington Dias foi aprovada e o imposto reajustado em 2%, tornando o ICMS piauiense o segundo mais caro do Brasil sobre a gasolina, atrás apenas do Rio de Janeiro. 

No entanto, segundo o Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis do Piauí, recentemente o Rio fez uma redução do tributo, deixando o Piauí como campeão com o maior imposto sobre o litro da gasolina no país.

Comente aqui