DISCURSOS DUROS MARCAM INÍCIO DE SEMINÁRIOS

Luciano Nunes é aplaudido no evento (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O pré-candidato a governador do Piauí, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), deu início na noite desta sexta-feira (23) ao primeiro seminário “O Piauí pode dar certo”, realizado pelo Instituto Teotônio Vilela. Com a presença das maiores forças de oposição do Estado e de dezenas de lideranças municipais, o encontro realizado em Piripiri, a 160 km de Teresina, lotou o auditório da Faculdade Chrisfapi, mesmo com uma forte chuva que caiu em toda a região no horário marcado para começar. O ato consolidou de vez a pré-campanha do tucano.

Ao longo do evento, os discursos duros contra o modelo de gestão empregado pelo governador Wellington Dias (PT) e seus aliados foram se avolumando. Com falas entusiasmadas, os oposicionistas mostraram como vão tentar derrotar o atual governador e impedir o quarto mandato do petista. Conhecido pelo estilo comedido e sem bater de frente com adversários, Luciano mudou a tônica e afirmou repetidas vezes que a atual gestão representa um fracasso.

Luciano engrossou discurso contra o governo (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

“Essa comparação é inevitável. A oposição é crítica e tem que apontar as falhas, os equívocos e os erros do governo. Esse modelo que aí está realmente representa um fracasso. Então nós vamos mostrar para a população que ele está errado e o que nós podemos fazer para corrigir esses erros. Nós queremos construir esse projeto ouvindo os homens e mulheres desse Piauí, ouvindo a juventude, ouvindo os trabalhadores, a sociedade civil organizada, os profissionais liberais, os empreendedores que querem fomentar e gerar riquezas no Estado”, disse Luciano.

As principais críticas ao longo do seminário se referiam ao esgotamento do modelo de governar adotado por Wellington Dias. Todos condenaram o excesso de unidades gestoras, a presença de alvo da Lava Jato no governo, o recorde de suplentes na Assembleia, os fracassos com empresas que deixaram de vir ou saíram do Piauí, o alto número de comissionados, os gastos com comida do governador recém-denunciados, as autorizações que nunca saíram do papel, a acomodação escancarada de aliados e o excesso da máquina pública estadual.

Pré-candidatura de Luciano é aposta da oposição (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

"O que interessa para esse governo é o projeto político do governador. O que interessa é ele se manter no poder e todo o dinheiro que era para ser destinado às políticas públicas de saúde, segurança, educação, produção e desenvolvimento econômico está sendo gasto nas secretarias e coordenadorias criadas para acomodar aliados políticos. O Piauí está batendo recordes. São 69 secretarias, quase o dobro do que a União tem de ministérios. É secretaria da Inovação Tecnológica fazendo ponta de calçamento para atender interesses políticos. É a Secretaria de Mineração fazendo praça no sul do Estado. Esse é o governo da enganação, onde o governador sai desfilando no estado distribuindo autorizações de obras que nunca saem. Existe até uma proposta de prefeitos de queimarem as autorizações na porta do Karnak", falou Luciano.

CAÇUÁ DE AUTORIZAÇÕES
Com a presença de prefeitos e lideranças municipais de toda a região Norte e até da região de Floriano, no Sul do Estado, os pré-candidatos da oposição lembraram com frequência do festival de autorizações assinadas por Wellington Dias nos municípios do interior do Piauí. O ex-governador e pré-candidato a senador Wilson Martins (PSB) também criticou o fato dizendo que “nenhuma das papeletas” assinadas por Wellington se tornam realidade.

“Há um descontentamento imenso da classe política. Cada prefeito tem um caçuá [cesto grande e comprido] cheio de autorizações, de ofícios de obras e investimentos e nenhuma dessas papeletas autorizadas por ele têm valor. Ele autoriza e ninguém cumpre, não se realiza absolutamente nada. Nós pensamos no Luciano Nunes porque há um momento especial na história do Brasil, que passa por um dos momentos mais difíceis na credibilidade do político. O Luciano é um jovem, tem 41 anos de idade e é ficha limpa como todos nós aqui”, disse Wilson.

Robert disparou contra o governo W. Dias (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica)

REESCREVER A HISTÓRIA
O deputado estadual e também pré-candidato a senador Robert Rios (PDT) foi outro que discursou de forma dura contra o modelo de gestão de Wellington Dias. Segundo ele, em 2018 o povo do Piauí precisa reescrever a história. “Nós temos uma nova oportunidade de errar de novo ou reescrever a história e acertar. Podemos até errar, mas, no mínimo, temos a obrigação de errar mudando. Nós não podemos errar é com a mesma certeza do que não presta. O Wellington acabou. Ele não tem mais nada que interessa ao Piauí. É só o projeto da mentira, mentira, mentira, mentira, mentira”, exclamou Robert.

Comente aqui