DETRAN NO SHOPPING DE ARAUJINHO

Sede própria do Detran está sem utilidade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Em fevereiro deste ano, o Governo do Piauí mudou a sede da 4ª Ciretran de Picos, a 306 km de Teresina. Tirou de um prédio próprio situado no bairro Junco e colocou em um espaço no Piauí Shopping, empreendimento inaugurado em 2018, de propriedade do empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, sogro do secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles. A mudança divide opiniões e gera reclamações. No prédio antigo, nada funciona.

A principal reclamação parte de comerciantes do entorno da antiga sede, além de usuários. Quem trabalha na área não entende porque o governo tirou os serviços de um prédio próprio e levou para um espaço dentro de um empreendimento privado, onde a permanência depende do pagamento de aluguel. O Política Dinâmica foi até Picos e ouviu tanto os que não se conformam com a mudança quanto representantes do Detran, que discordam das críticas.

Comerciante relata prejuízos causados (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O experiente comerciante Manoel Alves, proprietário de uma autoescola em frente a antiga sede, afirma que não há como compreender a atitude do governo de tirar o Detran da sede própria e levar para o shopping. Segundo ele, a gestão estadual descobriu um santo para cobrir outro, situação agravada, na visão dele, pelo fato de não ter sido levado em conta todo o comércio de uma região, mas apenas a vontade de beneficiar um empreendimento privado.

Veja o vídeo!

"Pode levar o Detran para 'enes' lugares, não interessa. Pode levar para 10, 20 lugares, mas não pode tirar de um lugar e deixar o povo todo de uma região sem condições de fazer seus trabalhos. Ainda mais para levar para um único lugar para pagar aluguel, sendo que aqui é nosso, é do povo. Fizeram isso como se alguém tem na cabeça que nós iremos engolir. Jamais engoliremos. Levaram tudo pra lá como se o povo fosse um monte de idiota", desabafou.

Ismael teve que dispensar funcionários (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O comerciante Ismael Dias possui uma pequena gráfica perto da antiga sede e relata que foi obrigado a demitir funcionários após a saída da 4ª Ciretran do bairro. "Aqui era eu e mais quatro funcionários. Depois que o Detran saiu eu tive que cortar gastos e demitir os meninos para poder continuar aberto. O prédio a vida toda sempre teve aqui e agora tiraram para levar para um espaço privado. A maioria das pessoas reclama justamente por isso", falou.

No bairro Junco, algumas emplacadoras fecharam as portas após a mudança ou foram obrigadas a mudar endereço. Os que ainda permanecem no local reclamam bastante da situação. José Márcio trabalha como despachante na loja do pai, que está no ramo há cerca de 40 anos. Ele lembra que a 4ª Ciretran de Picos atende a vários municípios da região e que até mesmo os usuários que veem de outras cidades do entorno reclamam da mudança.

"Não só eu, mas todos os outros comerciantes tiveram prejuízos. Nós trabalhamos com outros municípios e até para o pessoal que vem de fora ficou complicado. Como era vizinho aqui na BR, eles desciam das vans e já iam direto no Detran. Agora ficou mais distante porque algumas vans não vão até o shopping. Meu pai está com 40 anos que é despachante e aqui nesse ponto estamos há cerca de 20 anos. Infelizmente é questão política", lamentou.

Estabelecimentos fecharam as portas em Picos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A EXPLICAÇÃO DO COORDENADOR
O PD foi até o novo espaço onde a 4ª Ciretran está funcionando, dentro do Piauí Shopping. Os serviços estão localizados no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), estrutura que, além do Detran, reúne órgãos como Emater, Junta Militar, Adapi e outros. Apesar da semelhança, o CIAC não é o mesmo Espaço da Cidadania, que em Picos fica em outro shopping. A reportagem foi recebida por Lindon Johnson, coordenador da 4ª Ciretran.

Ele reconhece que a mudança prejudicou quem trabalhava no entorno da antiga sede, mas pontua que muita coisa melhorou depois que o órgão passou a funcionar no shopping. De acordo com Johnson, os usuários ganharam mais comodidade, amplo estacionamento e, além disso, têm à disposição vários órgãos do governo funcionando no mesmo espaço, o que facilita a vida de todos. Ele aponta que o único fator negativo foi a redução de funcionários.

Lindon diz que não sabe quanto o governo paga (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

"Nós temos espaço para estacionamento, temos espaço para o cidadão que chega e pode ficar sentado com central de ar, coisa que não tínhamos no outro espaço. Lá era numa BR, o nosso estacionamento era horrível e não tinha onde o usuário estacionar. O que prejudicou um pouco a gente com a vinda para o shopping foi em relação aos funcionários. Teve aquela medida do governo de cortar funcionários terceirizados e a Ciretran de Picos perdeu quatro funcionários. Mas aqui estamos bem instalados, com equipamentos novos", falou.

Sobre o gasto com aluguel no novo espaço no shopping, Lindon Johnson diz que não sabe o quanto o governo do Piauí paga, mas acredita que seja mais compensatório o Estado pagar pelo aluguel de um espaço integrado do que manter vários prédios próprios. "Eu não sei quanto o governo paga, mas acho que para o governo manter um monte de prédio desses que ele tinha deve ser mais caro. Ao reunir todos os órgãos num só lugar, tanto facilita para o cidadão quanto para o governo em termos de custos", avaliou.

4ª Ciretran agora funciona em um shopping (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

DIREÇÃO GERAL FALA EM ECONOMIA
Procurada pelo Política Dinâmica, a direção geral do Detran no Piauí informou que a 4ª Ciretran de Picos teve alteração de endereço dentro de uma política do Estado de minimizar custos e melhorar a qualidade da prestação dos serviços à sociedade. A direção do Detran informou que não é o próprio órgão que paga o aluguel do espaço, já que ele integra o CIAC, espaço viabilizado pelo Governo do Estado para acomodar algumas de suas estruturas.

Mesmo assim, a direção argumenta que o Detran economiza com a mudança, já que não precisa, por exemplo, contratar serviços de segurança para o novo espaço. O Detran-PI garante ainda que existe ganho na qualidade das acomodações e nos acessos dos usuários.


Comente aqui