DEPUTADO DENUNCIA USO POLÍTICO DE TESTES DE COVID-19

Limma fez denúncia, mas não citou nomes (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual Francisco Limma (PT) usou as redes sociais no fim de semana para denunciar suposto uso político da crise do novo coronavírus em Esperantina, a 180 km de Teresina. Segundo ele, "coronéis da velha política" na região estão se utilizando da estrutura estadual para excluir pessoas e prejudicar a população. Testes da Covid-19 estariam, conforme o relato de Limma, sendo destinados apenas a correligionários de algumas lideranças.

"Todos estamos preocupados com o avanço do coronavírus no Piauí, e, principalmente, com determinadas regiões e cidades onde há mais casos. Esperantina é uma dessas cidades. Mas há outras situações que agravam ainda mais a pandemia. Uma delas: o oportunismo de alguns que, em vez de serem solidários nessas horas tão difíceis, preferem ser egoístas. Como parlamentar, não posso aceitar que a velha política dos coronéis se utilize da estrutura hospitalar pública estadual para excluir e prejudicar a população. Em Esperantina, chega ao nosso conhecimento de que isso está ocorrendo, com lideranças políticas destinando lotes de testes de Covid-19 para usar apenas em seus correligionários e moradores das proximidades de suas fazendas", contou.

O deputado petista não cita nomes. Ele cobrou que o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) fique atento à situação. "Isso é imoral, ilegal e não pode ser aceito pela sociedade. O Ministério Público, que tem sido tão vigilante no combate à doença em Esperantina, precisa acompanhar de perto essa denúncia e tomar providências enérgicas. Precisamos testar o máximo de pessoas, mas dentro de regras, protocolos e critérios técnicos. Sem favoritismos e sem a intervenção da velha e prejudicial politicagem", concluiu.

Comente aqui