DEPUTADO DEFENDE MUDANÇA NOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS

Parlamentar piauiense Flávio Nogueira (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) vai coordenar a área de seleção e ingresso de pessoal no serviço público da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa do Congresso Nacional, lançada virtualmente na segunda-feira (29). O parlamentar defende mudança nos critérios para seleção de servidores públicos.

Segundo Flávio, esse âmbito da Reforma será responsável por levantar diagnósticos, discutir com especialistas e lançar propostas sobre os métodos de seleção e recrutamento de funcionários em concursos públicos. 

“Acreditamos que o debate sobre as reformas será a melhor alternativa para lidar com a racionalização da administração pública e com o aumento do endividamento do país, possibilitando instrumentos para organizar a saída da crise econômica”, disse.

Dentre os desafios da coordenação do pedetista na Frente Parlamentar, estão a busca para atestar a capacidade de desempenho e competências na área que credencie o candidato a ser um servidor eficiente, a quantidade de ingressantes e periodicidade do ingresso, as etapas de seleção, teste psicológico e curso de formação para todos os certames, bem como a nomeação, a posse e o ingresso.  

Nogueira pontua que experiências em outros países demonstram que algumas nações despertaram para a importância de se buscar servidores que tenham não apenas conhecimento acadêmico, mas que também sejam bons profissionais. 

“É possível que a morosidade do serviço público, o excesso de burocracia e a pouca dedicação e interesse no bem-servir por parte de alguns funcionários possam estar ligados à falha existente no processo seletivo”, avalia o deputado.

A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa é composta por de mais de 226 parlamentares de 23 partidos que apoiam a modernização das regras do funcionalismo público brasileiro. A expectativa é que o grupo conclua, até agosto, uma proposta de reforma que será debatida em conjunto com um texto que ainda será elaborado pela equipe do Governo Federal.

LIVE

Nesta quarta-feira (1º), Flávio Nogueira participa, às 13h, de uma live com o tema "Impacto da reforma administrativa nos estados e municípios". Além de Flávio, a live terá a participação dos deputados Filipe Barros (PSL-SP) e Silvio Costa (Republicanos-PE). 

O convidado para o bate-papo com os três deputados é o professor Fabrício Santos, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). 

Comente aqui