Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
DEPUTADO DEFENDE MUDANÇA NOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS

MEMBRO DA FRENTE PARLAMENTAR DA REFORMA ADMINISTRATIVA, FLÁVIO NOGUEIRA AVALIA QUE É PRECISO MUDAR CRITÉRIO E APRIMORAR SISTEMA

01/07/2020 10:56 - Atualizado em 01/07/2020 11:54

Parlamentar piauiense Flávio Nogueira (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) vai coordenar a área de seleção e ingresso de pessoal no serviço público da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa do Congresso Nacional, lançada virtualmente na segunda-feira (29). O parlamentar defende mudança nos critérios para seleção de servidores públicos.

Segundo Flávio, esse âmbito da Reforma será responsável por levantar diagnósticos, discutir com especialistas e lançar propostas sobre os métodos de seleção e recrutamento de funcionários em concursos públicos. 

“Acreditamos que o debate sobre as reformas será a melhor alternativa para lidar com a racionalização da administração pública e com o aumento do endividamento do país, possibilitando instrumentos para organizar a saída da crise econômica”, disse.

Dentre os desafios da coordenação do pedetista na Frente Parlamentar, estão a busca para atestar a capacidade de desempenho e competências na área que credencie o candidato a ser um servidor eficiente, a quantidade de ingressantes e periodicidade do ingresso, as etapas de seleção, teste psicológico e curso de formação para todos os certames, bem como a nomeação, a posse e o ingresso.  

Nogueira pontua que experiências em outros países demonstram que algumas nações despertaram para a importância de se buscar servidores que tenham não apenas conhecimento acadêmico, mas que também sejam bons profissionais. 

“É possível que a morosidade do serviço público, o excesso de burocracia e a pouca dedicação e interesse no bem-servir por parte de alguns funcionários possam estar ligados à falha existente no processo seletivo”, avalia o deputado.

A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa é composta por de mais de 226 parlamentares de 23 partidos que apoiam a modernização das regras do funcionalismo público brasileiro. A expectativa é que o grupo conclua, até agosto, uma proposta de reforma que será debatida em conjunto com um texto que ainda será elaborado pela equipe do Governo Federal.

LIVE

Nesta quarta-feira (1º), Flávio Nogueira participa, às 13h, de uma live com o tema "Impacto da reforma administrativa nos estados e municípios". Além de Flávio, a live terá a participação dos deputados Filipe Barros (PSL-SP) e Silvio Costa (Republicanos-PE). 

O convidado para o bate-papo com os três deputados é o professor Fabrício Santos, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). 

Comente!

ANTERIOR

AO POLÍTICA DINÂMICA, MINHA GRATIDÃO!

PRÓXIMA

WELLINGTON DIZ QUE SOLTURA DE PRESOS NA PANDEMIA FEZ AUMENTAR VIOLÊNCIA