DE CRISTINO CASTRO À PRESIDÊNCIA DO TJ-PI

Sebastião discursa após ser empossado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A nova diretoria do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) tomou posse na manhã desta segunda-feira (7). Natural do pacato município de Cristino Castro, no sul do Estado, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins assumiu a presidência e vai comandar o órgão pelos próximos dois anos. O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença de diversas autoridades dos mais diferentes poderes, entre elas o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Além do presidente Sebastião Ribeiro Martins, a nova diretoria do TJ-PI para o biênio 2019-2020 é composta pelos desembargadores Haroldo Rehem (vice-presidente), Hilo de Almeida Sousa (corregedor-geral da Justiça) e Oton Mário Lustosa (vice-corregedor geral da Justiça). Sebastião elencou como meta mais importante aumentar a produtividade do órgão.

"Eu elegi como minha principal meta aumentar a produtividade, porque não há nada pior do que o cidadão brasileiro que procura a Justiça e um processo dura dois, três, quatro anos. Então o nosso foco é aumentar a produtividade. Vamos também incentivar a conciliação e a mediação como meios alternativos de pacificação social. O Poder Judiciário tem a função de julgar e pacificar", disse o novo presidente minutos antes de ser empossado.

Erivam transmite o cargo para Sebastião (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Além de melhorar a produtividade, Sebastião prometeu fortalecer o combate a violência contra o mulher, principalmente os casos de feminicídio. O novo presidente classificou o Piauí como um estado machista e lembrou que em 2018 houve um grande número de mulheres assassinadas. Ele ressaltou que esse enfrentamento faz parte das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por isso o TJ-PI vai focar no tema e atuar em conjunto.

"Nós sabemos que no Piauí houve um aumento em 2018 no número de mulheres assassinadas. Então, uma das minhas metas, alinhada à meta de número 8 do Conselho Nacional de Justiça, é fortalecer essa rede de combate. Vamos julgar todos os processos que envolvam violência doméstica contra a mulher. Para isso, nós vamos fortalecer a Secretaria de Tecnologia da Informação e implantar o processo judicial eletrônico em todo o estado do Piauí. Até 2020 vamos abolir por completo o uso de papel na Justiça do Piauí", informou.

Mandato no TJ-PI é de dois anos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Com a posse de Sebastião, deixa o cargo de presidente o desembargador Erivan Lopes.

Comente aqui