Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
COVID-19: PREFEITOS NOTIFICAM GRANDES EMPRESAS

ENEL GREEN POWER E ANDRADE GUTIERREZ FORAM NOTIFICADAS PARA SUSPENDER TRABALHOS EM EMPREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE NO PIAUÍ

22/03/2020 16:01 - Atualizado em 22/03/2020 16:28

Gilson Nunes, de Lagoa do Barro, notificou empresa (Foto: Reprodução/Facebook)

Diante da crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, prefeitos notificaram empresas que atuam na construção de parques eólicos e linhas de transmissão na região Sul do Piauí.

Mesmo com as recomendações das autoridades sanitárias, as empresas Andrade Gutierrez e Enel Green Power mantiveram suas frentes de serviços até a última sexta-feira (20) nos municípios de Dom Inocêncio e Lagoa do Barro do Piauí.

Ao todo, 3 mil pessoas trabalham na construção do parque eólico em Lagoa do Barro do Piauí e cerca de 300 na construção de uma linha de transmissão de energia em Dom Inocêncio. Os prefeitos Gilson Nunes (PSD), de Lagoa do Barro, e Maria das Virgens (Progressistas), de Dom Inocêncio, notificaram as empresas exigindo a suspensão dos trabalhos.

O complexo eólico Lagoa dos Ventos, que está sendo construído pela Enel Green Power nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio, é considerado o maior da América do Sul. Empresas terceirizadas pela Enel Green Power também atuam na área. Já a Andrade Gutierrez atua na construção de uma linha de transmissão que passa pelo município de Dom Inocêncio, onde fica o canteiro da obra.

Em contato com o Política Dinâmica neste domingo (22), o prefeito de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, informou que notificou a Enel Green Power a suspender as atividades inicialmente por 10 dias. A notificação foi expedida na última sexta-feira (20).

Neste domingo, o gestor usou as redes sociais para reforçar que vai exigir o cumprimento e ameaçou suspender alvarás e até mesmo bloquear vias municipais. 

Publicação feita pelo prefeito em uma rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Após a postagem, Gilson se reuniu com representantes da Enel Green Power às 14h. A empresa assegurou ao prefeito que as atividades já estão suspensas e que não há nenhum tipo de resistência à notificação da prefeitura. A empresa, no entanto, não confirmou quantos dias vai ficar parada, mas prometeu apresentar ao prefeito um plano com detalhes e informações da paralisação e quais procedimentos vai adotar nesse período.

DOM INOCÊNCIO

Já em Dom Inocêncio, que faz divisa com Lagoa do Barro, a prefeita Virgínia expediu notificação pedindo a suspensão das atividades da Andrade Gutierrez pelos próximos 15 dias. No documento, ela menciona decretos estaduais e um decreto municipal para justificar a notificação. A ordem também vale para as empresas terceirizadas pela Andrade Gutierrez.

“Pela dimensão do empreendimento e considerando a quantidade de colaboradores da obra, o fluxo de entrada de profissionais e fornecedores, justifica-se a grande aglomeração de pessoas que ficam alojadas na obra e outras que retomam às suas residências, fazendo com que haja uma grande circulação, sendo muito propícia a proliferação do vírus existente atualmente no Brasil”, diz um trecho da notificação.

Prefeita Virgínia externou preocupação (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao Política Dinâmica neste domingo (22), a prefeita Virgínia disse que está muito preocupada com a situação, mesmo o município ainda não tendo casos suspeitos de Covid-19 notificados. Ela informou que um médico da empresa Andrade Gutierrez se manifestou a favor da suspensão das atividades da empresa pelos próximos dias.

Notícias relacionadas
PIAUÍ PODE LEVAR CALOTE MILIONÁRIO NA COMPRA DE RESPIRADORES
PIAUÍ PODE LEVAR CALOTE MILIONÁRIO NA COMPRA DE RESPIRADORES
PF FAZ BUSCAS NA CASA DO GOVERNADOR DO RIO
PF FAZ BUSCAS NA CASA DO GOVERNADOR DO RIO
PRIMEIRAS ALTAS
PRIMEIRAS ALTAS
PARA BOLSONARO, IMPRENSA MUNDIAL É DE ESQUERDA
PARA BOLSONARO, IMPRENSA MUNDIAL É DE ESQUERDA