COVID-19: PREFEITOS NOTIFICAM GRANDES EMPRESAS

Gilson Nunes, de Lagoa do Barro, notificou empresa (Foto: Reprodução/Facebook)

Diante da crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, prefeitos notificaram empresas que atuam na construção de parques eólicos e linhas de transmissão na região Sul do Piauí.

Mesmo com as recomendações das autoridades sanitárias, as empresas Andrade Gutierrez e Enel Green Power mantiveram suas frentes de serviços até a última sexta-feira (20) nos municípios de Dom Inocêncio e Lagoa do Barro do Piauí.

Ao todo, 3 mil pessoas trabalham na construção do parque eólico em Lagoa do Barro do Piauí e cerca de 300 na construção de uma linha de transmissão de energia em Dom Inocêncio. Os prefeitos Gilson Nunes (PSD), de Lagoa do Barro, e Maria das Virgens (Progressistas), de Dom Inocêncio, notificaram as empresas exigindo a suspensão dos trabalhos.

O complexo eólico Lagoa dos Ventos, que está sendo construído pela Enel Green Power nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio, é considerado o maior da América do Sul. Empresas terceirizadas pela Enel Green Power também atuam na área. Já a Andrade Gutierrez atua na construção de uma linha de transmissão que passa pelo município de Dom Inocêncio, onde fica o canteiro da obra.

Em contato com o Política Dinâmica neste domingo (22), o prefeito de Lagoa do Barro, Gilson Nunes, informou que notificou a Enel Green Power a suspender as atividades inicialmente por 10 dias. A notificação foi expedida na última sexta-feira (20).

Neste domingo, o gestor usou as redes sociais para reforçar que vai exigir o cumprimento e ameaçou suspender alvarás e até mesmo bloquear vias municipais. 

Publicação feita pelo prefeito em uma rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Após a postagem, Gilson se reuniu com representantes da Enel Green Power às 14h. A empresa assegurou ao prefeito que as atividades já estão suspensas e que não há nenhum tipo de resistência à notificação da prefeitura. A empresa, no entanto, não confirmou quantos dias vai ficar parada, mas prometeu apresentar ao prefeito um plano com detalhes e informações da paralisação e quais procedimentos vai adotar nesse período.

DOM INOCÊNCIO

Já em Dom Inocêncio, que faz divisa com Lagoa do Barro, a prefeita Virgínia expediu notificação pedindo a suspensão das atividades da Andrade Gutierrez pelos próximos 15 dias. No documento, ela menciona decretos estaduais e um decreto municipal para justificar a notificação. A ordem também vale para as empresas terceirizadas pela Andrade Gutierrez.

“Pela dimensão do empreendimento e considerando a quantidade de colaboradores da obra, o fluxo de entrada de profissionais e fornecedores, justifica-se a grande aglomeração de pessoas que ficam alojadas na obra e outras que retomam às suas residências, fazendo com que haja uma grande circulação, sendo muito propícia a proliferação do vírus existente atualmente no Brasil”, diz um trecho da notificação.

Prefeita Virgínia externou preocupação (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ao Política Dinâmica neste domingo (22), a prefeita Virgínia disse que está muito preocupada com a situação, mesmo o município ainda não tendo casos suspeitos de Covid-19 notificados. Ela informou que um médico da empresa Andrade Gutierrez se manifestou a favor da suspensão das atividades da empresa pelos próximos dias.

Comente aqui