CORONEL VOLTA AO CENÁRIO

Nixon Frota deve participar de campanha (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Nos últimos dias, o nome do coronel do Exército Nixon Frota voltou a ser citado na cena política de Teresina. Em 2019, ele chegou a figurar em pesquisas eleitorais para prefeito da capital. Na época, o militar passou a figurar no cenário após interesse do deputado estadual Themístocles Filho (MDB). Nesse período Nixon deu poucas declarações, já que está na ativa como militar e ainda mantém cautela ao tratar sobre sua entrada na política.

Agora, ele novamente é citado após Themístocles afirmar que "um coronel" vai entrar na campanha do pré-candidato a prefeito Dr. Pessoa (MDB). A entrada não mais seria para prefeito, obviamente, e sim para outra função que o próprio Nixon ainda faz mistério. Apesar disso, ele afirma que no momento certo se manifestará sobre o tema. Em política, quando a pessoa não descarta o que está sendo propagado já é um ponto de partida.

Nixon Frota ganhou projeção em Teresina por ter ocupado o posto de comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército por quatro anos. Nesse período, foi destaque entre os batalhões do Nordeste pela condução da Operação Pipa no Piauí, especialmente pela eficiência na gestão financeira e operacional. Sua passagem pelo 25 BC também foi marcada por uma maior abertura da instituição e pela aproximação do Exército com a população.

Coronel tem circulado nos bastidores (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Nixon também manteve boa relação com a imprensa, mostrando abertura e transparência. Católico e casado, o militar ocupa atualmente cargo no Ministério da Justiça e Segurança Pública, se revezando entre Brasília e Teresina, onde mantém residência com a família. No ministério ele é assessor do secretário nacional de segurança pública. Ao Política Dinâmica, contou que participou das discussões sobre todos os projetos da pasta em 2019.

No ano passado, a possibilidade de entrada na política fez o coronel receber convites de filiação de vários partidos. Alguns convites partiram de Brasília. Militares de outros estados também incentivaram Nixon a entrar na política em Teresina, aproveitando o bom momento vivido pela ala militar na política do Brasil, momento impulsionado por Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. O coronel demonstra interesse, embora adote cautela por causa da farda.

O fato é que a campanha de Dr. Pessoa, caso a pré-candidatura do emedebista se consolide, ganha muito com a participação de Nixon, sobretudo em questões técnicas da área da segurança pública. Com seu bom currículo, o militar certamente chega para agregar.

Comente aqui