Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
CIRO RECONHECE QUE TSE E CONGRESSO NÃO QUEREM ADIAR ELEIÇÕES

SENADOR DEFENDE ADIAMENTO E PRORROGAÇÃO DE MANDATOS, MAS ADMITE QUE IDEIA NÃO ENCONTRA APOIO NEM NO CONGRESSO E NEM NO TSE

19/05/2020 14:55 - Atualizado em 19/05/2020 15:06

Ciro Nogueira é defensor do adiamento para 2022 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) é um dos maiores defensores do adiamento das eleições municipais deste ano para 2022 devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, ele reconhece que não existe vontade nem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nem do Congresso Nacional para que a mudança no calendário eleitoral aconteça.

Na avaliação de Ciro, já que não querem adiar para 2022 e prorrogar os atuais mandatos de prefeitos e vereadores, que seja mantida a data para outubro. Ele se mostra contra a possibilidade de adiamento para dezembro, como alguns têm defendido. Nesse quesito, Ciro é “oito ou oitenta”. Ou adia para 2022 ou então não mexem na data.

“Eu, minha opinião, era prorrogar para ter eleição só daqui a dois anos. Mas eu noto que hoje não existe nem a vontade do TSE e nem a vontade do Congresso Nacional para que isso ocorra. Então, se não for adiar para daqui a dois anos, eu acho que o ideal é fazer agora mesmo em outubro. Criar as condições para que a eleição possa ser realizada”, falou.

No entanto, se a data for mantida, Ciro entende que será um pleito com características diferentes. Ele esteve com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), na segunda-feira (18) e também conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Aos dois, Ciro sugeriu a criação de uma comissão no Congresso Nacional para que sejam apresentadas as propostas de mudanças que terão que ser feitas no pleito de outubro. 

“Tem que ser uma eleição diferente. A questão das convenções e o próprio decorrer da campanha vai ser diferente. Com relação ao dia da eleição, não temos como realizá-la em apenas um dia. Eu acho que precisaremos ter uma eleição em dois dias, até para evitar aglomerações. É uma série de situações que nós temos que pensar agora”, explicou.

Notícias relacionadas
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
MARGARETE CELEBRA ANIVERSÁRIO DO PARQUE SERRA DA CAPIVARA
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PREFEITURA DE DOM INOCÊNCIO ANUNCIA LOCKDOWN
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
PROFISSIONAIS DE SAÚDE AMEAÇAM ENTREGAR CARGOS EM FLORIANO
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR
CONVENÇÕES VIRTUAIS: SEM FESTA NO INTERIOR