CIRO RECONHECE QUE TSE E CONGRESSO NÃO QUEREM ADIAR ELEIÇÕES

Ciro Nogueira é defensor do adiamento para 2022 (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) é um dos maiores defensores do adiamento das eleições municipais deste ano para 2022 devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, ele reconhece que não existe vontade nem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nem do Congresso Nacional para que a mudança no calendário eleitoral aconteça.

Na avaliação de Ciro, já que não querem adiar para 2022 e prorrogar os atuais mandatos de prefeitos e vereadores, que seja mantida a data para outubro. Ele se mostra contra a possibilidade de adiamento para dezembro, como alguns têm defendido. Nesse quesito, Ciro é “oito ou oitenta”. Ou adia para 2022 ou então não mexem na data.

“Eu, minha opinião, era prorrogar para ter eleição só daqui a dois anos. Mas eu noto que hoje não existe nem a vontade do TSE e nem a vontade do Congresso Nacional para que isso ocorra. Então, se não for adiar para daqui a dois anos, eu acho que o ideal é fazer agora mesmo em outubro. Criar as condições para que a eleição possa ser realizada”, falou.

No entanto, se a data for mantida, Ciro entende que será um pleito com características diferentes. Ele esteve com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), na segunda-feira (18) e também conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). Aos dois, Ciro sugeriu a criação de uma comissão no Congresso Nacional para que sejam apresentadas as propostas de mudanças que terão que ser feitas no pleito de outubro. 

“Tem que ser uma eleição diferente. A questão das convenções e o próprio decorrer da campanha vai ser diferente. Com relação ao dia da eleição, não temos como realizá-la em apenas um dia. Eu acho que precisaremos ter uma eleição em dois dias, até para evitar aglomerações. É uma série de situações que nós temos que pensar agora”, explicou.

Comente aqui