CIRO DESISTE DA VAGA DE VICE E FALA EM FRUSTRAÇÃO

Ao lado de Margarete, Ciro anunciou desistência (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O senador Ciro Nogueira anunciou na manhã desta terça-feira (26) a desistência do Progressistas de disputar a vaga de vice-governador na chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT). Em entrevista coletiva na residência do senador, ele lamentou que a agremiação não tenha conseguido manter o espaço, mas disse que os progressistas seguem na base do governador e que Margarete Coelho agora é pré-candidata a deputada federal.

"Eu tive uma reunião com o governador no domingo e ele nos comunicou que é pretensão dele contemplar uma vaga para cada partido e isso excluiria o nome da vice-governadora Margarete da composição da chapa. Se vocês nos perguntarem se é uma situação que nos traz alegria, não é. O governador não queria essa definição agora, mas nós fizemos uma reunião e foi decisão do partido anunciar que os progressistas estão fora dessa disputa no que diz respeito a vaga de vice. Os progressistas marcharão ao lado de Wellington como foi acordado desde 2014, mas estamos completamente fora dessa discussão de chapa. A nossa vice-governadora vai ser pré-candidata a deputada federal", anunciou o senador.

Senador admite sentimento de frustração (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Perguntando se a decisão do governador de excluir Margarete da chapa majoritária deixará sequelas dentro do Progressistas, Ciro evitou o uso do termo, mas destacou que era preciso dizer a verdade e admitiu que o episódio deixa um sentimento de frustração. No entanto, voltou a garantir que o partido segue firme na base aliada do petista. O senador pediu compreensão dos prefeitos e lideranças progressistas de todo o Estado que encamparam a defesa do nome de Margarete, ressaltando que a decisão da escolha cabia ao governador.

"Quero pedir a compreensão dos prefeitos. Se dependesse de nós, a vice-governadora permaneceria. Mas não é uma decisão nossa e temos que respeitar. Espero que os prefeitos compreendam porque essa não é uma decisão dos progressistas. Nós apenas estamos antecipando essa decisão porque estávamos constrangidos com essa discussão que até fazia mal a imagem dos políticos piauienses", falou o senador, que garante apoiar Themístocles Filho (MDB) se o nome dele for confirmado como candidato a vice-governador.

Ciro disse que indefinição era constrangedora (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

MARGARETE LAMENTA PERDA DE ESPAÇO
A vice-governadora Margarete Coelho afirmou que o partido está perdendo um espaço importantíssimo e que não se pode negar essa situação. Mesmo saindo da chapa, ela ainda revelou esperar que a chapa seja composta por alguma outra mulher, em qualquer dos espaços. Ela lembrou que o espaço que ocupa atualmente foi conquistado na rua, com muito trabalho e ressaltou que procurou honrar o cargo da melhor maneira possível.

"Quem quer trabalhar, trabalha onde quer que esteja. Disseram que vice não trabalhava e nós provamos que vice trabalha sim, porque quem quer trabalhar trabalha. Então, onde eu estiver, estarei representando as mulheres com altivez, com sonoridade e com fraternidade. Eu pedi ao governador um critério justo, mas não prevaleceu o critério do capital político, das pesquisas e dos medidores de opinião público. Ele preferiu um critério mais objetivo: cada vaga ocupada por um partido. Eu não discuto se foi justo ou não, mas foi um critério", falou.

Vice-governadora vai disputar vaga na Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ela também demonstrou frustração com a decisão, lembrou que buscou apoio nos prefeitos, movimentos sociais, mulheres e na sociedade civil organizada. Apesar do sentimento de frustração, ela procurou o tempo todo demonstrar firmeza e disse que seguirá de cabeça erguida lutando pelas causas que defende em qualquer espaço que ocupar na política.

Comente aqui