Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
NÃO DEU!
CIRO DESISTE DA VAGA DE VICE E FALA EM FRUSTRAÇÃO

EM COLETIVA DE IMPRENSA, SENADOR ANUNCIA DESISTÊNCIA DE BRIGAR PELA PERMANÊNCIA DE MARGARETE NA VICE E PEDE COMPREENSÃO AOS PREFEITOS

26/06/2018 12:29 - Atualizado em 26/06/2018 13:36

Ao lado de Margarete, Ciro anunciou desistência (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O senador Ciro Nogueira anunciou na manhã desta terça-feira (26) a desistência do Progressistas de disputar a vaga de vice-governador na chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT). Em entrevista coletiva na residência do senador, ele lamentou que a agremiação não tenha conseguido manter o espaço, mas disse que os progressistas seguem na base do governador e que Margarete Coelho agora é pré-candidata a deputada federal.

"Eu tive uma reunião com o governador no domingo e ele nos comunicou que é pretensão dele contemplar uma vaga para cada partido e isso excluiria o nome da vice-governadora Margarete da composição da chapa. Se vocês nos perguntarem se é uma situação que nos traz alegria, não é. O governador não queria essa definição agora, mas nós fizemos uma reunião e foi decisão do partido anunciar que os progressistas estão fora dessa disputa no que diz respeito a vaga de vice. Os progressistas marcharão ao lado de Wellington como foi acordado desde 2014, mas estamos completamente fora dessa discussão de chapa. A nossa vice-governadora vai ser pré-candidata a deputada federal", anunciou o senador.

Senador admite sentimento de frustração (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Perguntando se a decisão do governador de excluir Margarete da chapa majoritária deixará sequelas dentro do Progressistas, Ciro evitou o uso do termo, mas destacou que era preciso dizer a verdade e admitiu que o episódio deixa um sentimento de frustração. No entanto, voltou a garantir que o partido segue firme na base aliada do petista. O senador pediu compreensão dos prefeitos e lideranças progressistas de todo o Estado que encamparam a defesa do nome de Margarete, ressaltando que a decisão da escolha cabia ao governador.

"Quero pedir a compreensão dos prefeitos. Se dependesse de nós, a vice-governadora permaneceria. Mas não é uma decisão nossa e temos que respeitar. Espero que os prefeitos compreendam porque essa não é uma decisão dos progressistas. Nós apenas estamos antecipando essa decisão porque estávamos constrangidos com essa discussão que até fazia mal a imagem dos políticos piauienses", falou o senador, que garante apoiar Themístocles Filho (MDB) se o nome dele for confirmado como candidato a vice-governador.

Ciro disse que indefinição era constrangedora (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

MARGARETE LAMENTA PERDA DE ESPAÇO
A vice-governadora Margarete Coelho afirmou que o partido está perdendo um espaço importantíssimo e que não se pode negar essa situação. Mesmo saindo da chapa, ela ainda revelou esperar que a chapa seja composta por alguma outra mulher, em qualquer dos espaços. Ela lembrou que o espaço que ocupa atualmente foi conquistado na rua, com muito trabalho e ressaltou que procurou honrar o cargo da melhor maneira possível.

"Quem quer trabalhar, trabalha onde quer que esteja. Disseram que vice não trabalhava e nós provamos que vice trabalha sim, porque quem quer trabalhar trabalha. Então, onde eu estiver, estarei representando as mulheres com altivez, com sonoridade e com fraternidade. Eu pedi ao governador um critério justo, mas não prevaleceu o critério do capital político, das pesquisas e dos medidores de opinião público. Ele preferiu um critério mais objetivo: cada vaga ocupada por um partido. Eu não discuto se foi justo ou não, mas foi um critério", falou.

Vice-governadora vai disputar vaga na Câmara (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Ela também demonstrou frustração com a decisão, lembrou que buscou apoio nos prefeitos, movimentos sociais, mulheres e na sociedade civil organizada. Apesar do sentimento de frustração, ela procurou o tempo todo demonstrar firmeza e disse que seguirá de cabeça erguida lutando pelas causas que defende em qualquer espaço que ocupar na política.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
SUPLENTES
QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?
QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?
CONVOCAÇÃO
WELLINGTON DIFICULTOU, MAS FIRMINO RESOLVEU
WELLINGTON DIFICULTOU, MAS FIRMINO RESOLVEU
FILIAÇÃO
PODEMOS SE FORTALECE
PODEMOS SE FORTALECE
CORTEJADO
THEMÍSTOCLES VISITA JEOVÁ APÓS ACENO DE FIRMINO
THEMÍSTOCLES VISITA JEOVÁ APÓS ACENO DE FIRMINO